RIBEIRA DO PIAUI/PI - UBS DIVINO ESPÍRITO SANTO
A equipe de saúde da UBS divino espírito santo tem uma área composta por 07 microáreas e uma população de 2.278 pessoas, destas temos 08 gestantes, todas com classificação de risco, nenhuma com risco alto ou muito alto. A equipe vinha tendo dificuldades para realizar os atendimentos de acordo com a nota técnica na gestante e puerpério e como consequência alcançar as metas do previne brasil nos indicadores, tanto na realização de exames, como no número de consultas de enfermagem, médica e odontológica. diante disso a equipe em reuniões começou a discutir a problemática em busca de alternativas. com relação nominal, endereço e telefone de todas as gestantes em mãos, veio a sugestão de criar um grupo de watsapp incluindo todas gestantes e puérperas, assim como toda a equipe multiprofissional. a princípio o intuito era está reforçando as ACS e gestantes ao mesmo tempo a importância do comparecimento nas consultas e exames agendados, mas logo tendo em vista a interação, passamos a usar o grupo também para realizar ações educativas, divulgar comunicados relevantes para saúde desse grupo, fazer orientações gerais, onde fisioterapeutas, psicólogo nutricionista médica, enfermeira e farmacêutico usam o espaço para suas orientações e adequar o agendamento de consultas e exames de acordo com o tempo oportuno de cada paciente. com isso estamos com 100% de consultas e exames realizados, tirando dúvidas e orientando todas elas.
oi Marcio boa tarde, obrigado por ler nossa publicação. então Marcio nós usamos a nota técnica da gestante e puérperas disponibilizada pelo planificasus, onde nela tem a ficha de classificação de risco.
1 curtidaNossa Edilberto, que experiência relevante. Parabéns a toda a equipe.
Gostaria de saber, que justificativas apresentam para que nenhuma gestante seja de alto risco. Pergunto isso, pois esse é um excelente indicador de como a equipe está sendo eficiente e cumprindo com a detecção precoce das gestantes, fazendo uma bom trabalho em relação a saúde sexual e reprodutiva, no que tange ao macroprocesso de atenção preventiva.