VIRGEM DA LAPA/MG - ESF SÔNIA SIQUEIRA
O Programa Nacional de Imunização é um dos maiores programas de vacinação pública do mundo e tem sido fundamental na redução da morbidade e mortalidade por doenças infecciosas no Brasil. O município de Virgem da Lapa está localizado no Vale do Jequitinhonha/Minas Gerais, também conhecido como o Vale da Pobreza, com extensa área rural e várias barreiras de acesso.
Buscando reduzir essas barreiras e uma melhor cobertura vacinal, a secretaria de saúde criou o Projeto Saúde na Estrada que tem como objetivo levar a imunização a toda população do município incluindo de forma prioritária a população rural. O município possui um total de 77 comunidades. O projeto acontece de forma semanal através de um cronograma compartilhado entre as 06 equipes de estratégia de saúde família que participam do Projeto Saúde em Rede (PlanificaSUS) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Hospital Albert Einstein.
O Projeto Saúde na Estrada, lançado em 2018 e suspenso em razão da pandemia do COVID-19, teve sua retomada em Novembro de 2022 após discussão com todas as equipes de saúde sobre propostas para melhorar a cobertura vacinal da população uma vez que o município estava apresentando baixa cobertura vacinal em especial após a pandemia. Foram levantados problemas que dificultavam o acesso da população á imunização, aos quais se destacaram: a dificuldade de acesso até as unidade de saúde (a maioria da população ruralista utiliza como meio de transporte o ônibus escolar), estradas de terra em péssimas condições, falta de informação sobre a importância da imunização para a prevenção de doenças.
Para organizar o atendimento nas 77 comunidades rurais a Coordenação Municipal de APS montou um cronograma semanal onde a equipe de imunização vai até as comunidades e fazem a busca ativa de toda a população com atrasos e desatualização da caderneta de vacina e ofertam os imunobiológicos de rotina e campanha além de atualizar e complementar a caderneta vacinal. Para a população urbana, oferta-se a cada 15 dias a vacina noturna realizada em uma escola municipal de fácil acesso aos usuários, com horário estendido para atender principalmente aqueles que não conseguem ir as unidades de saúde no período de expediente regular.
Após a retomada do projeto observou-se os seguintes resultados: Em janeiro de 2022 a cobertura acumulada do Imunizante VIP foi de 21,62% e PENTA foi de 54,05%, já em março de 2023, a cobertura acumulada de VIP foi de 147,54% e PENTA 137,70%. Devido o programa ser voltado com priorização para a população ruralista, nosso maior público alcançado foram os quilombolas e crianças.
Considerando que o Brasil é referência em imunização e sua importância nas doenças imunopreveníveis, é de grande valia que os municípios invistam em infraestruturas nas salas de vacina, realizem constantemente a educação permanente e continuada a todas as equipes de saúdes, afim de que possam fortalecer aos usuários a importância da vacinação.
Que riqueza de experiência! Parabéns equipes do Vale do Jequitinhonha, investindo em uma das ações mais estratégicas e prioritárias do mundo. As fotos valorizaram muito o relato.
1 curtidaObrigada pelo retorno, Mylena! Parabéns pelo trabalho investindo nos trabalhadores e na educação da população sobre um tema tão relevante!
2 curtidasParabéns, excelente projeto e trabalho em equipe em prol da saúde da população.
1 curtidaPROJETO MARAVILHOSO QUE ENVIA O ACESSO A SAÚDE PARA NOSSA POPULAÇÃO MAIS VULNERAVÉL
1 curtidaFico muito feliz e saudosa. Uma alegria ver o sucesso em Imunização. ESTRATÉGIAS pensadas para uma população tão querida, idealizadas por equipes muito competentes. PARABÉNS!!!
1 curtidaOlá Mylena, parabéns! Ótima estratégia utilizada. Precisamos facilitar o acesso dos nossos pacientes.
1 curtidaOlá, Rebecca! Muito Obrigada. O primeiro passo foi capacitar os nossos profissionais quanto a importância da vacinação e a busca ativa das crianças faltosas. Dado isso, é feito e divulgado toda a semana o roteiro do saúde na estrada, fazemos também a mobilização social e divulgação em mídias. Com isso conseguimos educar a nossa população.
2 curtidasParabéns Mylena!! Resultados concretos a partir da planificação e identificando para vencer as barreiras de acesso! Parabéns!!
2 curtidasOlá, Mylena! Que resultados interessantes você compartilha conosco. A imunização de fato é uma ação estratégica que precisa superar as barreiras territoriais para ser executada. Parabéns!
Considerando que vocês estão ultrapassando as metas de cobertura vacinal, quais as estratégias para manter as cadernetas de vacinação em dia? Isso está sendo dialogado com a população?