PORTO VELHO/RO - USF Renato Medeiros
A unidade de Saúde da Família é destinada a realizar atenção contínua nas especialidades básicas, com uma equipe multiprofissional habilitada para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação, da saúde do indivíduo e o núcleo de segurança do paciente tem papel fundamental na articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente, objetivando qualidade e segurança nestes procedimentos . Sendo assim, neste mês de Maio/23, a USF Renato Medeiros, unidade laboratório da Capital de Rondônia durante o Processo de Planificação do SUS, deu início ao processo de implantação do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
Desta forma, foi elaborado um plano de segurança do paciente que teve sua implementação iniciada com duas metas; Identificação correta do Paciente e lavagem correta das mãos. Para tanto, dois times de segurança, composto por 6 pessoas, foram formados com diferentes profissões que atuam na unidade de saúde (psicólogo, odontólogo, técnico em laboratório, tec. em enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, agente comunitário de saúde e gestora da unidade). Tais times são responsáveis pelas estratégias de elaboração dos protocolos de identificação do paciente e lavagem das mãos, além da capacitação dos servidores e usuários sobre estes protocolos e monitoramento dos indicadores.
Observa-se nas capacitações realizadas no decorrer deste mês, grande motivação dos servidores nestes processos, bem como, o interesse da população sobre as melhorias na segurança do paciente que estão sendo implantadas na USF. Estas percepções trazem a luz a necessidade de regularização, registro e expansão da Implantação de NSP nas demais unidades da capital e município de Porto Velho, no intuito de atender a RDC 36 de 2013 e alcançar a qualidade e segurança no atendimento, almejada na Planificação do SUS.
Usuário e-Planifica