CACHOEIRINHA/PE - Vila pOMBOS
Este trabalho foi submetido aprovado e exposto na 10° Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.
OBJETIVOS:
GERAL: apresentar os resultados obtidos através da implementação do banco de horas na rotina de atendimento da UBS Vila Pombos.
ESPECÍFICOS: explorar as metodologias utilizadas no processo de implementação do banco de horas; discutir as dificuldades e soluções encontradas pela equipe ao longo do processo.
A experiência de implementar o banco de horas foi desafiadora, porém exitosa. Assim como em todos os processos de adaptação envolvendo o ser humano, demandou-se um certo período para que tanto a população quanto os próprios profissionais da unidade estivessem habituados com o novo processo. Nesse sentido, reforçamos a importância de um gestão qualificada de tempo que suporte as demandas, sem que aja sobrecarga do profissional.
Observou-se que a implementação do banco de horas trouxe inúmeros benefícios para a UBS Vila Pombos, reduzindo de modo significativo a espera dos usuários por atendimento, além de permitir que os serviços em toda sua complexidade sejam acessados em qualquer dia da semana, evitando assim barreiras no atendimento e com qualidade (Oliveira, 2019).
Desse modo, reforçamos a importância das ações do PlanificaSUS e a implementação do bloco de horas para as atividades da UBS, bem como favorecendo acolhimento, atendimento qualificado, redução de filas de espera e acesso sem barreiras aos serviços prestados.
REFERÊNCIAS: OLIVEIRA, R. A. D. DE . et al.. Barreiras de acesso aos serviços em cinco Regiões de Saúde do Brasil: percepção de gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 35, n. 11, p.
Usuário e-Planifica
Tutor Unidade APS
PSF POMBOS
CACHOEIRINHA/PE
CARUARU