GO - Regional de Saúde Pireneus
As metodologias ativas de aprendizagem, em formato mais dialógico, são voltadas para a transversalidade, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e pluralidade de aplicações de conteúdos. (VASCONCELLOS, 1994).
Com o objetivo de maior protagonismo dos multiplicadores e necessidade de contextualização das temáticas abordadas no Manual de Intervenções do Mental Health Gap (MI-mhGAP), na Região de Saúde Pireneus, estado de Goiás, a utilização da metodologia ativa propiciou um trabalho conjunto, transpondo as barreiras de texto, através da produção de uma mídia: o áudio, por meio do podcast.
Após a facilitação dos conteúdos do manual aos multiplicadores, eleitos pelos municípios da região de saúde, foi agendado encontro entre estes atores para programação da replicação.
Com vistas à mobilização para uma ação de retomada efetiva do conteúdo, a fim de inserir os multiplicadores no centro do processo de aprendizagem, a coordenação responsável da Regional de Saúde Pireneus, elegeu alguns multiplicadores e facilitadores e mediou o processo para que gravassem áudios para podcast, criado especificamente para este fim. Iniciou-se com orientações sobre como gravar áudios para podcasts, sendo o primeiro gravado pela própria regional sobre a contextualização da lacuna de tratamento de saúde mental, em detrimento aos transtornos mentais, neurológicos e por uso abusivo de álcool e outras drogas representarem 13% da carga global da doença, perpassando, entre as gravações dos protagonistas, pela temática do que é ser multiplicador, bem como pelas doenças abordadas no manual.
Foi postado no grupo de rede social, específico, um áudio por dia, e para cada assunto, elegeu-se uma ilustração ou tela de artistas renomados, sob a premissa de ressignificação através do estímulo visual.
Dessa forma, foi possível maior dedicação ao encontro presencial quanto a abordagem às metodologias aplicáveis e programação da replicação.
Inferimos que a definição do escopo do podcast e sua amplitude, bem como a seleção do conteúdo, foi uma ferramenta que possibilitou dialogar com as temáticas do manual ao trazer a experiência do trabalho em ambiente educacional e facilitou o processo de replicação.
Foi possível observar reflexão acerca da retomada do conhecimento, ressignificação, problematização, práxis, criticidade e continuidade no processo de replicação do manual, o qual avança de forma satisfatória na região.
Parabéns, regional de Pirineus pela iniciativa! Interessante como trabalharam o protagonismo dos multiplicadores para a retomada do treinamento no território.
0 curtidasParabéns equipe da Regional pela iniciativa!!!
O conteúdo dos podcasts ficaram excelente.
Sandra e Ale, gratidão pela oportunidade e aprendizado em facilitar o conhecimento através da metodologia ativa e como resultado a produção do podcast sobre Suicídio, produção essa que foi possível pelas orientações medidas por vocês. Parabéns pela excelente iniciativa.
0 curtidasExcelente metodologia para maior reflexão da importância de adquirir conhecimento, habilidade e tomadas de decisões em suas práticas.
2 curtidas