Comunidade de Práticas

Total de acessos: 19.786
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

"Fluxos que Cuidam: Construção Coletiva da Linha de Acesso na APS de Jucurutu/RN"

JUCURUTU/RN

Após o as discursões do Workshop Municipal sobre Acesso na APS, o município de Jucurutu/RN promoveu uma oficina com todos os enfermeiros da ESF para compartilhamento dos fluxos assistenciais de suas unidades. A atividade visou fortalecer a organização do acesso, ampliar o olhar sistêmico e promover pactuações práticas entre as equipes a partir da realidade local.
Com Objetivo de revisitar e pactuar os fluxos de acesso das unidades de saúde de Jucurutu, a partir da discussão multiprofissional entre enfermeiros, utilizando casos reais e metodologia ativa, promovendo reflexão, escuta qualificada e elaboração de propostas alinhadas ao Modelo Planificação da Atenção em Saúde
A oficina reuniu Equipe planificaSUS, Tutores e RT, Coordenações da APS e enfermeiras das unidades de saúde da zona urbana e rural, organizados em cinco grupos: demanda espontânea rural, demanda espontânea urbana, demanda agendada rural, demanda agendada urbana e um grupo de controle com cenário ideal. Cada grupo recebeu um conjunto de casos simulados para desenhar os fluxos reais da sua unidade. Os casos envolviam queixas agudas leves, agendamento de consultas, realização de exames, e ações de cuidado programado. Após a construção dos fluxos, foram realizados debates comparativos entre os grupos e identificado gargalos, boas práticas e possibilidades de reorganização, à luz da metodologia PAS e do texto de apoio técnico.
A oficina permitiu mapear os principais desafios na organização do acesso, como ausência de agenda protegida, falta de integração entre recepção e equipe clínica e rotinas diferentes entre as zonas urbana e rural. Também foram identificadas boas práticas, como agendamento coletivo por microárea, acolhimento diário com classificação de risco e fluxos articulados com outros pontos de atenção. As equipes visualizaram a necessidade de padronização mínima entre os fluxos e a importância do protagonismo dos ACS e recepção no processo. A experiência possibilitou o início da construção de fluxogramas padronizados por tipo de demanda e subsidiou pactuações práticas com base no cenário real de cada unidade.
A oficina evidenciou que a organização do acesso não depende apenas de protocolos, mas da escuta, pactuação entre equipes e valorização da realidade local. A troca de experiências entre os enfermeiros fortaleceu o senso de pertencimento, a corresponsabilidade e o compromisso com a melhoria contínua. Os fluxos construídos coletivamente promoveram o olhar sistêmico da rede e ampliaram a capacidade das equipes em responder às demandas da população.

#Acesso
1
0
18
Visualizações

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

JUCURUTU/RN

4ª REGIAO DE SAUDE - CAICO

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
Saúde Mental na APS® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.