DIAMANTINA/MG - CEAE Diamantina
O projeto “Eu sou Capaz” surgiu a partir das demandas observadas durante as consultas individuais dos usuários hipertensos, diabéticos e doentes renais crônicos de alto e muito alto risco, quando os mesmos relatavam que anteriormente faziam ou participavam de atividades artísticas e culturais em seus municípios e que deixaram de fazê-las por sentirem-se adoecidos e estressados.
Nesse sentido, o serviço de Psicologia do CEAE CISAJE Diamantina implementou o projeto com o objetivo de estimular a preservação da saúde mental dos usuários, com redução do estresse, através da realização das atividades prazerosas, promovendo o bem estar constante. Buscando estimular o papel do usuário enquanto protagonista do autocuidado, são realizadas exposições das manifestações artísticas e culturais realizando eventos periódicos possibilitando expressão de maneira livre, além de sensibilização dos demais usuários do CEAE CISAJE Diamantina. Durante as consultas individuais e coletivas de psicologia são enfatizadas as funções terapêuticas que as atividades prazerosas proporcionam. Com o estímulo devido, os usuários voltaram a criar os artesanatos, a participar das festas e eventos culturais.
Os mesmos começaram a trazer tapetes em fuxico, flores de material reciclável, artes com lã, crochê, tapetes á mão, arte com bambu, em madeira, pinturas em pano de prato e em madeira, bordados, cestarias, adereços da marujada que é uma forte expressão cultural do Vale do Jequitinhonha e uma infinidade de outros artesanatos, além disso, os mesmos relatam através de fotos atividades em seus municípios participando de eventos culturais.
Portanto colaborar com o controle do estresse, tanto causado pelo manejo das doenças crônicas, quando originado pelas adversidades do dia a dia, é um importante eixo da atividade assistencial para portadores de doenças crônicas. É importante uma visão holística da doença, tratando o usuário como um todo, e não focando em sua doença ou condição crônica. Os benefícios têm sido evidenciados pela melhora na saúde mental dos usuários após a adesão ao projeto.
Local da experiência: Este projeto é desenvolvido no Centro Estadual de Atenção Especializada localizado na cidade de Diamantina, na macrorregião de saúde Jequitinhonha, estado de Minas Gerais.
Autora do texto: Giovana Cândida Batista – Gerente Técnica do CEAE
Parabéns por essa iniciativa inspiradora, que une o poder transformador da cultura com a importância do autocuidado na saúde. Projetos como este não apenas enriquecem a alma, mas também fortalecem o corpo e a mente, promovendo bem-estar de forma integral. Que esse exemplo continue a florescer e a impactar positivamente a vida de muitas pessoas!
0 curtidas