MA
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão assumiu compromisso com a implantação da Linha de Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde, por meio do Projeto Saúde Mental na APS da Planificação. Desta forma, o Departamento de Atenção a Saúde Mental e Departamento de Atenção à Saúde da Família desta Secretaria, atuam de forma participativa nas etapas de planejamento, etapas operacionais e de monitoramento do Projeto, através da participação da Chefe do Departamento de Saúde Mental que é Referência Técnica Estadual e de tutoras estaduais que atuam nos departamentos supracitados.
Contudo, o aprendizado construído ao longo do projeto, somado ao planejamento de ambos os Departamentos, acarretaram na realização de atividades para além das etapas operacionais, com ações que abrangem não apenas a Região de Caxias (participante do Projeto), mas todas as regiões do Estado.
O planejamento tem sido ainda mais focado no ciclo do PDSA, levantando pontos que merecem destaque e prioridade nas ações, como a necessidade de qualificação das equipes da APS do Estado para o cuidado em Saúde Mental. Após um processo de escuta territorial, adotou-se como estratégia a elaboração do Guia de Saúde Mental na Atenção Primária em Saúde, produzido pelas equipes do DASM e do DASF, abrangendo o alinhamento conceitual, apresentação da RAPS, apresentação da linha de cuidado em Saúde Mental, incluindo os ciclos de vida. Houve o lançamento deste material durante a realização do Seminário de Saúde Mental na APS, cujo público-alvo foram os profissionais e gestores da APS. A próxima etapa será um treinamento específico para o mesmo público utilizando o Guia como referência.
Cabe destacar que o material foi produzido utilizando legislações que regulamentam a RAPS, Protocolos de Saúde Mental de Estados como Paraná e os recursos disponibilizados na Planificação pelo Projeto Saúde Mental na APS. Ainda, utilizou-se de experiências exitosas e as escutas territoriais no decorrer do projeto para estruturar o material.
Esta experiência vai fortalecer e dar visibilidade a Linha de Cuidado em Saúde Mental na APS, favorecendo o acesso e ampliando o cuidado a pessoas que estão em sofrimento psíquico e/ou transtorno mental.
Oi Isabelle! Envia sim, por gentileza, evelyn.lima@einstein.br
Posso compartilhar com a equipe da Planificação aqui do Albert Einstein? Este relato foi um dos destaques dos últimos meses, seria um prazer compartilhar o manual com todos e todas