BAIA DA TRAICAO/PB - UBS Indígena Manoel Higino da Silva
A 14ª Região de Saúde da Paraíba é composta por 11 municípios com uma população de 154.096 hab. Três destes, Baía da Tração, Marcação e Rio Tinto são Polos Bases de Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI com uma população de 17.420 indígenas, sendo 33 aldeias Potiguara e 2 Tabajara.
Os Polos Bases representam importantes instâncias de atendimento à população, possuindo Unidades Básicas de Saúde Indígenas (UBSI) que contam com a atuação das equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes indígenas de saúde - AISs, dentre outros profissionais.
O PlanificaSUS se insere neste cenário com a proposta de organização dos macro e microprocessos da Atenção Primária à Saúde (APS) do DSEI e dos municípios. Tal processo vem iniciar uma integração entre os dois pontos da APS e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), fortalecendo o acesso à Rede de Atenção à Saúde do território.
Assim, a Enfermeira (Tutora) realizou a Etapa 1 no DSEI com a presença do Cacique da Aldeia Tracoeira e da equipe da UBSI.
Olá, Tânia! Essa é uma ação que nos enche de satisfação por integrar essa população ao nosso projeto. Que evidências já podemos compartilhar para a organização das Unidades Básicas de Saúde Indígena atualmente?
0 curtidas