ITABAIANA/SE - AMBULATÓRIO MATERNO INFANTIL
O matriciamento com os agentes comunitários de saúde (ACSs) foi promovido pela equipe de alto risco do Ambulatório Materno Infantil com o intuito de divulgar o trabalho realizado com as gestantes e crianças (de 0 a 2 anos) de alto risco do município de Itabaiana, além de promover o compartilhamento do cuidado com aqueles profissionais que atuam diretamente com os pacientes, os ACSs.
Iniciou em 03 de setembro, com encontros semanais às terças-feiras na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e encerrou em 12 de novembro com as 28 equipes de saúde mais EAP I e II. Foi apresentada a equipe multiprofissional de alto risco que compõe o ambulatório (assistente social, enfermeiras, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista, médicas obstetra e pediatra, psicólogo e técnica de enfermagem), explicado o fluxo de compartilhamento para a atenção especializada através do envio da estratificação de risco, como ocorre o primeiro atendimento e os subsequentes.
Foi apresentado detalhadamente os critérios que classificam o usuário como alto risco tanto de gestantes quanto de crianças. Foi entregue de forma impressa para que pudessem acessar facilmente durante as visitas.
Além dos pontos abordados referente aos serviços do ambulatório, foram acolhidos questionamentos, sugestões além das dificuldades enfrentadas pelos ACSs e APS na identificação, atendimento e acompanhamento destes pacientes de alto risco.
Usuário e-Planifica
Tutor Unidade AAE
AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA DA REDE MATERNO INFANTIL
ITABAIANA/SE
ITABAIANA