FREI PAULO/SE
Visando potencializar os processos de trabalho de forma equânime nos municípios da Região de Itabaiana que está sendo planificada fomentamos, como estratégia primordial o apoio de tutoria Estadual e equipe Einstein mais próximo, para entender melhor suas dificuldades, fragilidades e assim estreitar essa construção em conjunto com o apoio, de acordo com as necessidades do município.
Seguindo essa temática, articulamos com a gestão do município de Frei Paulo uma visita ao referido município, que participou ativamente no primeiro triênio (2018/2020) do Projeto Planifica SUS em Sergipe, porém, no segundo triênio demostrou-se pouco participativo dos processos operantes, sendo que nesse terceiro triênio (Ciclo de Melhorias) até o momento encontrava-se não participativo.
Entendendo que o município tem uma ótima estrutura física das Unidades Básicas de Saúde, com ótima cobertura de Estratégia Saúde da Família e grande potencial de avanços na organização dos processos de trabalho proposto pelo Planifica SUS, no dia 10 de outubro de 2024, realizamos a visita técnica no município com a presença da RT Estadual (Rita Bitencourt), a tutora estadual (Linda Leide Caldas), o consultor do Albert Einstein (Ricardo Castello), e representando o referido município, contamos com a participação das enfermeiras Alexandra e Tatiane.
Após apresentação do consultor do Albert Einstein (Ricardo Castello), foi fomentado a importância do projeto para o município, bem como este ajudaria na organização dos processos de trabalho, percebemos um novo ânimo da equipe e assim, já ficou definido com as enfermeiras presentes a firmação de Alexandra como RT Municipal e Tatiane como Tutora do Centro de Saúde 1, já devidamente cadastradas na plataforma do e-planifica, e alinhamos como encaminhamentos o convite e cadastro de novos tutores previamente eleitos: Tainara como Tutora da Unidade do povoado Mucambo, Eliene como Tutora do Posto se Saúde Alagadiço Dayane como Tutora da Unidade Josefa Batista. Após essa definição darão sequência nas atividades pendentes dessa etapa como: responder aos macroprocessos e realização do plano de ação definição de datas da oficina e workshop da tutoria 1 e 2, além da realização do curso EAD dos módulos 3 e 4.
Diante do exposto, percebemos a importância do caminhar juntos nesse SUS que é nosso, e ter o Planifica SUS como norteador e excelente ferramenta na organização dos processos de trabalho, o que é um ganho muito grande do qual devemos valorizar.
Um relato claro do papel que deve ser dos tutores estaduais na condução dos municípios na planificação. Mostrando que descantando as potencialidades e discutindo os desafios é possível continuar! Parabéns pelo trabalho!
0 curtidasParabéns pelo relato e pela estratégia de apoio realizada!
Achei muito boa a possibilidade de já considerarem o cadastramento no sistema, o ead e demais ações para otimizar o encontro e apoiar os novos atores estratégicos no âmbito municipal, continuem assim!