Comunidade de Práticas

Total de acessos: 8.968
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

FORTALECIMENTO DA ROTINA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO.

JUCURUTU/RN

Autores Principais: Lidja Kalliny Gomes dos Santos; Bruno César Gomes Fernandes; Ionara de Souza Januário; Rafaella Cristina de Souza Araújo Sena; Maria Janninfer da Silva; Dayanne Kallyne Morais de Araújo Oliveira, Renata Perislanny Silva Nobre Araujo de Medeiros, Mayra Bezerra dos Santos, Gisleane Bezerra Lopes, Mariana Carla Batista Santos da Nobrega, Joseane Saraiva de Oliveira.

Introdução: O câncer de colo de útero é considerado como o terceiro tipo de câncer maligno que acomete mulheres. Analisando os resultados de 2022 do Indicador de Coleta de Citopatológico do Previne Brasil do Município, visualizamos a baixa demanda espontânea do principal público-alvo para rotina de rastreamento, e a frequência anual das mesmas usuárias, com uma baixa adesão de novas mulheres na rotina.
Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas para o aumento da cobertura de mulheres de 25 a 64 anos com a realização da coleta do citopatológico na APS há 3anos no município de Jucurutu RN. Metodologia: Iniciamos pelo reconhecimento individual da população alvo via relações nominal do apoio do cuidado comparando com as relações do Prontuário Eletrônico, fortalecimento da busca ativa por todas as categorias profissionais da APS, articulação com laboração de citologia para redução do tempo de liberação dos resultados, mobilização rotineira do público alvo, adequação de agenda para facilitar acesso as mulheres trabalhadoras, envolvimento de liderança comunitária na mobilização e na busca ativa. UBS com enfermeiro do sexo masculino estabelecido parceria para coleta com profissional feminina em casos necessários.
Resultado: 100% das Equipes da ESF ampliaram as coberturas do Indicador de coleta de citopatológico do Programa Previne Brasil em 2023. 683 novas mulheres de 25 a 64 anos captadas para rotina do citopatológico que representou 66% das coletas da faixa etária no ano de 2023.
Conclusão: Se faz necessário o repensar o fazer diário e superar a espera pela demanda espontânea dentro da APS, o desenvolvimento de estratégias proporcionou o fortalecimento de vínculo entre profissionais e usuárias, evidenciado através da adesão na realização do exame e consequentemente promovendo o aumento da cobertura do exame citopatológico.

#Gestão do Cuidado #Indicadores #Melhoria Contínua
6
2
39
Visualizações
Usuário e-Planificahá 3 meses

Olá Rebeca...
Temos estabelecido no processo de trabalho, reuniões técnicas mensais com os Enfermeiros da ESF, nessa rotina, pautamos sim esse seguimento, debatemos amplamente a melhor forma da oferta da atenção especializada para tais alterações, inclusive alinhando com o prestador do serviço de ginecologia, qualificando a rotina de colposcopia e biopsia ( pauta trazida pela APS para Alinhamento) bem como, encontro entre o profissional citopatologista que faz a analises das laminas de citopatológico e todos os enfermeiros que coletam citopatológico para dialogo e alinhamentos necessários.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 3 meses

Olá, Lidja! Obrigada por compartilhar conosco as estratégias de Jucurutu na ampliação da captação de mulheres para a realização do exame preventivo de câncer de colo do útero. Parabéns pela iniciativa! Acreditamos que essa postura pró-ativa da gestão municipal contribui para o fortalecimento da APS e para a ampliação do cuidado junto à população. Você identifica como se deu o seguimento dessa subpopulação na APS? Foi necessário algum tipo de alinhamento entre os profissionais sobre o manejo dos casos com resultados alterados?

1 curtida

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

JUCURUTU/RN

4ª REGIAO DE SAUDE - CAICO

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
Saúde Mental na APS® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.