ALTO GARCAS/MT - ESF I Dr. Miguel José da Silva
Contextualização
Antes do início das atividades do Planifica SUS, as esquipes de saúde da família do município não contavam com agenda protegida para reuniões de equipe e não tinham o hábito de realizar discussão de casos. As reuniões não aconteciam rotineiramente, apenas quando surgia a necessidade de tratar temas específicos. Diante das demandas do Planifica SUS, houve a necessidade de institucionalizar a agenda protegida, criar uma rotina de discussão de casos e também comunicar essas mudanças à população, pois não há atendimento ao público nas unidades de saúde nos horários de reuniões, tutorias e workshops.
Atividades realizadas
Em reunião com a coordenação da Atenção Primária à Saúde e as equipes, foi definida a agenda protegida para se dedicarem às atividades do Planifica SUS. As responsáveis técnicas formalizaram os horários por meio de ofício enviado à coordenação.
Com o avanço do projeto de planificação da atenção à saúde, o Previne Brasil, e a necessidade de mudanças nos processos de trabalho, temos buscado tonar a agenda protegida e esse modelo de trabalho em equipe uma rotina nas unidades básicas de saúde.
Também foi elaborado um post explicativo (foto) para comunicar à população os horários em que as unidades estão fechadas para atendimento ao público e sobre os trabalhos realizados pelas equipes nesses períodos.
Resultados esperados
Esperamos que as equipes possam criar a rotina de realizarem reuniões, como previsto na Política Nacional da Atenção Básica (2017), para “acompanhar e discutir em conjunto o planejamento e avaliação sistemática das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis, visando a readequação constante do processo de trabalho” (XXI), bem como para programar e implementar ações propostas pela planificação e qualificarem a gestão do cuidado em saúde.
Muito importante esta conquista e experiência! Parabéns a todos!
1 curtida