CUIABA/MT - Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
A SES MT desde 2005, vem instituindo metodologias de monitoramento e apoio institucional às equipes de APS e gestores municipais com o objetivo de qualificar e induzir à reflexão acerca dos ajustes necessários para organização dos processos de trabalho das equipes de APS e aperfeiçoamento da estrutura das UBS.
Com a adesão ao PlanificaSUS, que acontece na Região de Saúde Sul Mato-grossense, sentimos a necessidade de revisar e alinhar a metodologia com a proposta de construção social da APS. Para tanto, adaptamos o instrumento de avaliação dos macro e microprocessos da APS, inicialmente através de planilha de excel, contendo ações/atividades que compõe cada um dos macro e micro processos da APS, facilitando desta forma o olhar dos nossos Escritórios Regionais de Saúde (ERS), responsáveis pela execução das ações de Monitoramento e Apoio da APS, bem como o olhar da própria equipe, para a organização do seu processo de trabalho, identificando a situação atual da sua “casinha da APS”, oportunidades de melhoria e para onde devemos seguir, baseados no planejamento estratégico das ações. Esse instrumento passou a fazer parte de uma das Etapas do Monitoramento, que está organizado da seguinte forma:
Etapa Preparatória: conhecer o perfil da saúde do município com foco na APS;
Etapa de Execução da Visita de Monitoramento e Apoio: reunião com a gestão; visita técnica às equipes para aplicação do Instrumento de Monitoramento de Macro e Microprocessos da APS; Rodas de conversa com as Equipes para apresentação dos achados e orientação para elaboração do plano de ação; devolutiva à gestão;
Etapa de Monitoramento do Plano de Ação e Matriz de Recomendação: elaborar relatório de monitoramento; monitorar as recomendações à gestão e o plano de ação das equipes.
Para dar agilidade e facilitar o trabalho dos ERS, foi desenvolvido um Sistema de Informação contendo um instrumento digital para o acompanhamento de macro e micro processos da APS, denominado Sistema de Monitoramento e Planejamento da APS de MT (SIMPAPS-MT), tendo como principais benefícios: Identifica problemas na APS, induzindo à reflexão acerca da organização dos processos de trabalho das equipes; demonstra a situação da atenção primária a nível municipal, regional e estadual possibilitando adequações necessárias para melhoria da RAS; gera planos de ação e relatórios com recomendações que auxiliam a gestão municipal na tomada de decisões; facilita o apoio institucional realizado pelos ERS para APS dos municípios; agiliza o fluxo de informações melhorando a comunicação município estado; emite informações gerenciais confiáveis, ágeis, precisas e que agregam valor ao monitoramento da APS pela gestão estadual.
Atualmente estamos na fase de treinamento das equipes técnicas dos ERS para utilização do SIMPAPS, entretanto, até a sua liberação final que deve ocorrer a partir de outubro/2023, os Escritórios permanecem utilizando a versão em excel do Instrumento.
Parabéns! Excelente! A SES MT tem um engajamento fundamental nesse processo.
1 curtidaGostei demais! Esse monitoramento vai ajudar bastante os ERS pra realizar os monitoramentos, e vai deixar mais fácil pra identificar o que deve ser melhorado
1 curtidaParabéns Regina e equipe! Acompanho o desenvolvimento desse trabalho e sei o quanto de esforço tem sido investido para seu aprimoramento, o que o faz cada vez mais eficiente no que se propõe.
1 curtidaFaço parte desta construção, hoje estamos participando do primeiro Treinamento do SIMPAPS com os Escritórios Regionais de Saúde, estando presentes neste momento: Agua Boa, Cáceres, Rondonópolis, Porto alegre do Norte, Juara e Tangará da Serra.
2 curtidasParabéns à SES de MT, é motivo de muito orgulho e alegria trabalhar com técnicos estaduais que se apropriam dos processos de melhorias e se posicionam como protagonistas no trabalho com regiões e municípios.
2 curtidasParabéns! O Monitoramento é essencial na organização e sustentabilidade dos processos, só podemos aperfeiçoar o que conhecemos!
2 curtidasexcelente trabalho, grande avanço no monitoramento da APS do estado, visto que as equipes terão a oportunidade de se autoavaliar , além disso o instrumento otimiza o trabalho dos técnicos do ERS, pois alem das matrizes de recomendações, gera também planos de ação auxiliando o gestor na tomada de decisões.
2 curtidas