TAQUARITINGA DO NORTE/PE - USF Ana Luiza
Na comunidade em que atuamos como profissionais de saúde a população tinha o hábito de chegar a Unidade de saúde antes das 5:00h da manhã para "garantir a sua ficha". Por mais que os profissionais trabalhassem a quebra dessa prática, não conseguíamos obter resultados satisfatórios. Através do processo de planificação da Unidade de Saúde iniciamos também a capacitação de toda equipe através de oficinas tutoriais, e tínhamos uma necessidade intrínseca em nosso território de acabar com essa prática de "madrugar na unidade".
Baseado nos princípios de integralidade do nosso sistema de saúde e pautados na equidade, iniciamos o processo de acolhimento e classificação de risco de acordo com os eventos agudos e não agudos, dessa forma a ordem de atendimento foi modificada pela necessidade de cada usuário. A logística de chegar primeiro está sendo cada dia mais escassa e o usuário passa a ter a oportunidade de ter a sua queixa acolhida e classificada conforme a sua necessidade.
No início foram encontradas dificuldades em organizar o fluxo para o acolhimento pois não temos um profissional exclusivo para este fim, houve a necessidade de estudarmos o fluxo e também a organização das agendas dos profissionais de nível superior da unidade.
Estamos em um processo de aprendizagem com toda a equipe engajada em um único propósito: modificar o processo de trabalho da APS e aprimorar dentro da nossa realidade os princípios de universalização, equidade, integralidade, descentralização e participação popular do nosso sistema de saúde. A cada dia que passa nos dedicamos para tornar um SUS mais humano e acessível, tornando o usuário e sua necessidade como principal objetivo, como estabelecido na constituição, a saúde um direito de todos.