Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

PROJETO CUIDAR: QUALIFICANDO OS CUIDADORES

Landri Sales/PI - UBS ISAÍAS MARTINS VELOSO

O crescimento da população idosa vem sendo observado ao redor do mundo. Este apresenta-se de forma mais acelerada nos países de terceiro mundo, inclusive no Brasil. Esse novo panorama, também evidenciado no município de Landri Sales-PI, traz consigo a necessidade de criação/reformulação de programas de educação em saúde que contemplem, por exemplo, a temática de prevenção de agravos e da promoção de saúde. O ideal não é apenas permitir que os indivíduos alcancem a terceira idade, mas proporcionar para estes um envelhecimento saudável, bem como preservação de suas funcionalidades e autonomia.
Neste contexto, a Atenção Primária em Saúde de Landri Sales-PI, propõe estratégias, como o PROJETO CUIDAR: QUALIFICANDO OS CUIDADORES orienta cuidadores/familiares, proporcionando o trabalho do conceito ampliado de saúde.
É um projeto multiprofissional que visa qualificar os cuidadores para uma melhor assistência em saúde a pessoa que ele cuida (idosos, excepcionais, acamados, domiciliados e pessoas vulneráveis).O objetivo desse projeto é aperfeiçoar os cuidadores para melhorar o desempenho nos cuidados com os pacientes.

META
Estimular a prática do cuidado responsável com a saúde dos idosos excepcionais, acamados, domiciliados e pessoas vulneráveis, prevenindo complicações futuras a saúde;
PÚBLICO-ALVO
Pessoas do território adstrito preferencialmente aquelas que tenham familiares idosos, excepcionais, acamados, domiciliados e pessoas vulneráveis que demandam de algum ou vários cuidados por parte do cuidador.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
• 50 cuidadores (inicialmente inscritos através dos ACS da zona urbana de Landri Sales-PI nesta primeira etapa, podendo se estender para as zonas urbanas).
DIVULGAÇÃO
• As equipes de saúde da família através dos ACS e inscrição;
• Banner e redes sociais;
• Secretaria de saúde e UBS;

ATIVIDADES
O PROJETO CUIDAR: QUALIFICANDO OS CUIDADORES é organizado por equipe multiprofissional (conforme calendário abaixo) formada por profissionais das estratégias da família de Landri Sales-PI.
Tem direito ao certificado de conclusão do PROJETO, o participante que estiver presente em, pelo menos, 75% dos encontros.
A metodologia das rodas de conversas/atividades teórico-práticas é definida por cada facilitador (PROFISSIONAL).
Os encontros normalmente possuem momentos expositivos e práticas e os profissionais facilitadores fazem uso de diversos recursos tais quais de áudios, vídeos e etc.
O tema e o facilitador serão escolhidos pela própria equipe. O tempo para proferir a palestra para cada profissional será de 20 a 25 minutos cada.
EQUIPE
01 Psicóloga
01 Profissional de Ed. Física
01 Nutricionista
01 Farmacêutica
01 Fonoaudióloga
03 Enfermeiras
03 Odontólogos
03 Fisioterapeuta
03 médicos
06 profissionais da administração em saúde (equipe de apoio)

#APS #Acesso #Qualificação do Cuidado
5
2
15
Visualizações
Usuário e-Planificahá 6 meses

Muito bacana, Kellyce.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Parabéns Kellyce e toda a equipe pela iniciativa. De fato vivemos um cenário de transição demográfica, e que precisamos nos antecipar quanto ao cuidado da pessoa idosa no nosso território. Vocês estão utilizando alguma ferramenta para estratificação de risco do idoso e para avaliação multidimensional?

Abraço a todes!

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

Landri Sales/PI

Vale dos Rios Piauí e Itaueiras - Floriano

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.