Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

PROJETO PAIS QUE BRILHAM: É PRECISO OLHAR PARA QUEM CUIDA.

LANDRI SALES/PI - SMS LANDRI SALES

O PROJETO PAIS QUE BRILHAM NASCEU ATRAVÉS DE UM OLHAR MAIS MINUCIOSO PARA QUEM CUIDA DE CRIANÇAS OU PESSOAS PORTADORA DE DISTURBIOS NEURÓLOGICOS.
A ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE (APS) É A PORTA DE ENTRADA PARA QUASE QUE 90% DAS DEMANDAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
FOI POR MEIO DA APS QUE CONHECEMOS OS PACIENTES PORTADORES DE DISTURBIOS NEUROLOGICOS E SEUS PAIS OU RESPONSAVEIS.
O MUNICIPIO DE LANDRI SALES-PI ATENDE ATUALMENTE CERCA DE 70 PORTADORES DE DISTURBIOS NEUROLOGICOS COMO AUTISMO, TDAH, SINDROME DE DOWN E OUTRAS.
O PROJETO PAIS QUE BRILHAM CHAMA ATENÇÃO PARA OS RESPONSAVEIS POR ESTES PACIENTES QUE MUITAS VEZES SÃO “DEIXADOS DE LADO” PELAS PRÓPRIAS FAMILIAS, PELOS SERVIÇOS PÚBLICOS E ATÉ MESMO POR ELES MESMOS.
OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DO PROJETO PAIS QUE BRILHAM SÃO:
-RECONHECER O PAPEL DA APS NOS CUIDADOS AOS PORTADORES DE DISTURBIOS NEUROLOGICOS E AOS SEUS FAMILIARES;
-IDENTIFICAR OS PAIS E/OU RESPONSAVEIS PELOS PACIENTES COM DISTURBIOS NEUROLOGICOS DENTRO DO MUNICIPIO DE LANDRI SALES;
-OFERTAR AOS PAIS E/OU RESPONSAVEIS MOMENTOS DE LAZER, ENTRETENIMENTO, CUIDADOS DE BELEZA ENTRE OUTROS PARA MELHORAR A AUTO ESTIMA E A QUALIDADE DE VIDA DESTES;
-SENSIBILIZAR A COMUNIDADE SOBRE A SOBRE CARGA EMOCIONAL, PSICOLOGICA E FÍSICA QUE ESTES PAIS/RESPONSAVEIS SÃO SUBMETIDOS AO CUIDAR DOS PACIENTES NEUROLOGICOS.
A PRINCIPIO O PROJETO CHAMOU-SE “MÃES QUE BRILHAM”, PORÉM, A EQUIPE QUE IDEALIZOU O PROJETO EM UMA DE SUAS REUNIÕES DE ALINHAMENTO RESOLVEU MUDAR PARA “PAIS QUE BRILHAM” POR ENTENDEREM QUE NÃO SÓ AS “MÃES” CUIDAM DOS PORTADORES DE DISTURBIOS NEUROLOGICOS E POR PERCEBEREM QUE ALGUNS PAIS E OUTROS RESPONSAVEIS TAMBÉM ACOMPANHAVAM ESSES PACIENTES AOS ATENDIMENTOS OFERTADOS PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE LANDRI SALES.
OS PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA(ESF) E DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE SAÚDE IDEALIZARAM O PROJETO PAIS QUE BRILHAM.
APÓS O LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE OS PAIS, MARCOU-SE O PRIMEIRO ENCONTRO DE MUITOS, POIS O PROJETO É CONTINUO. NESTE PRIMEIRO CONTATO HOUVE UMA BREVE APRESENTAÇÃO DOS MESMOS E FOI ABERTO UM ESPAÇO PARA A DIVISÃO DE VIVENCIAS MARCADO POR MUITA EMOÇÃO E HISTÓRIAS DE SUPERAÇÕES.
NA SUA MAIORIA, O AUTISMO PREDOMINA OS DISTURBIOS NEUROLOGICOS ACOMPANHADO NO MUNICIPIO. FOI DENTRO DA FALA DE UMA MÃE NESTES ENCONTROS CITADOS QUE SURGIU A REINVIDICAÇÃO DE MAIS MOMENTOS VOLTADOS PARA O AUTISTA E SEUS FAMILIARES.

O PROJETO PAIS QUE BRILHAM POSSIBILITOU O RECONHECHECIMENTO DOS PAIS E RESPONSAVEIS DENTRO DO CONTEXTO DA APS ALÉM DE VOLTAR O OLHAR PARA AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DESTE PÚBLICO.
AO CONHECERMOS O PAPEL DE SUMA IMPORTANCIA DESSES PAIS, VIMOS TAMBÉM A FRAGILIDADE E A SOBRECARGA EMOCIONAL NAS QUAIS ELES SÃO CORRIQUEIRAMENTE SUBMETIDOS, O PROJETO TROUXE UMA FORMA DE HOMENAGIAR, ANIMAR E DEVOLVER A AUTOESTIMA E QUALIDADE DE VIDA A ELES.
COMO FATOR PRINCIPAL RESULTANTE DO PROJETO, HOUVE UMA APROXIMAÇÃO MAIOR DOS PAIS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PRINCIPALMENTE NA HO

#Secretaria Municipal de Saúde
4
0
12
Visualizações

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

LANDRI SALES/PI

VALE DOS RIOS PIAUI E ITAUEIRAS

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.