Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Relato de experiência na Implantação do projeto "saúde em redes" no município de Serro

Serro/MG

O projeto "Saúde em Redes" teve seu início em 2019, mas enfrentou um período de interrupção em 2020 devido à pandemia de COVID-19. A pandemia trouxe desafios sem precedentes para o sistema de saúde em todo o mundo, exigindo uma reorganização das prioridades e recursos para lidar com a crise sanitária.
A retomada do projeto, se deu no ano de 2021, no qual eu iniciei minhas atividades como tutora municipal, da unidade laboratório, ESF Vila do Príncipe.
Esse resgate representou um desafio significativo para mim, como tutora municipal, tive a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho que já havia sido iniciado, mas precisou ser interrompido temporariamente devido às necessidades urgentes de enfrentamento da pandemia.
Essa retomada exigiu habilidades de liderança e adaptação, pois tive que me adaptar rapidamente às mudanças e reorganizar as atividades do projeto de acordo com a situação atual. Além disso, iniciar com a etapa 4.1, que se concentra na organização da atenção aos eventos agudos, trouxe desafios adicionais, considerando a demanda crescente por cuidados de saúde devido à pandemia.
Ao enfrentar esses desafios, precisei trabalhar em estreita colaboração com a equipe da unidade laboratório, para retomar e avançar com o projeto. Isso envolveu a definição de estratégias claras para a organização da atenção aos eventos agudos, e para progressão do projeto, por meio das etapas subsequentes.
No ano de 2022, iniciou-se o ciclo de expansão do projeto para as demais unidades de saúde do município. Nessa etapa, os enfermeiros de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) assumiram o papel de tutores, desempenhando um papel fundamental na implementação do projeto em suas respectivas unidades.
Essa estratégia de envolver os enfermeiros como tutores foi planejada e organizada com base na deliberação CIB-SUS n° 3.608, de 11 de novembro de 2021. Essa deliberação, por sua vez, contribuiu para o financiamento desse serviço adicional prestado pela equipe de enfermagem. Optamos por essa abordagem porque reconhecemos que os enfermeiros têm um papel central na unidade de saúde, abrangendo desde a assistência integral ao usuário até o gerenciamento da equipe e outras ações de sua competência.
Dessa forma, ao envolver os enfermeiros como tutores nas unidades de saúde, buscamos aproveitar sua liderança na implementação do projeto "Saúde em Redes". Essa abordagem permitiu uma maior integração e comprometimento das equipes de saúde, uma vez que os enfermeiros são responsáveis por coordenar e garantir a qualidade dos serviços prestados em sua unidade.


7
4
19
Visualizações
Usuário e-Planificahá 8 meses

Parabéns Fernanda, muito motivador seu relato!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 8 meses

Olá, Fernanda! Obrigada por compartilhar a experiência de Serro conosco. Entendo que a descentralização da tutoria para os demais enfermeiros do município tem uma grande vantagem de não sobrecarregar um único tutor, mas também tem um desafio maior em termos de padronização dos processos. Como ocorrem as trocas entre os tutores do município para a implantação/ implementação de processos padronizados? Parabéns pelo trabalho!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 8 meses

Parabéns Serro! Resultados Potentes!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 8 meses

Quanto orgulho desse município, que vem implantando com propriedade os processos, e consequentemente garantindo uma saúde maior qualidade para a população.

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

POSTO DE SAÚDE MORRO DE AREIA - ESF VILA DO PRÍNCIPE

Serro/MG

Diamantina/Serro

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.