Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Adaptação para PowerPoint® do Jogo do Acesso na Etapa 3.1 do projeto Saúde Mental na APS

Caxias/MA - UBS Bom Jesus

A Unidade Básica de Saúde Bom Jesus, localizada no município de Caxias-MA, desempenha um papel essencial no cuidado e bem-estar da população local. Os profissionais são notavelmente dedicados e comprometidos com a comunidade. No entanto, é importante reconhecer que a UBS enfrenta problemas em relação à sua infraestrutura. Devido ao limitado espaço físico, as atividades em grupo, como palestras, workshops e reuniões comunitárias podem ser um desafio. A falta de espaço adequado pode dificultar a realização dessas atividades de forma eficiente e confortável para todos os participantes.
Em vista disso, durante o workshop da etapa 3.1 do projeto Saúde Mental na APS na unidade, foi necessário pensar em algumas adaptações que possibilitassem a execução do Jogo do Acesso de forma a contornar essa situação de maneira prática e de baixo custo.
A alternativa proposta foi a adaptação do jogo para que fosse possível sua execução em computador e exibição em projetor, dispensando o espaço e os custos que seriam necessários para a confecção e utilização de um tabuleiro físico. Para isso, foram feitas pesquisas na internet sobre como criar um jogo no estilo tabuleiro no PowerPoint®. Foram seguidas as orientações encontradas no vídeo intitulado “Como criar um jogo ao estilo ‘Perfil’ no PowerPoint” disponível no canal Biblioeducador na plataforma de vídeos YouTube®.
Com isso, foi possível a criação de uma apresentação interativa em que os personagens do jogo poderiam se mover pelas casas do tabuleiro por meio do clique com o mouse do computador. As cartas do jogo foram dispostas ao lado do tabuleiro, podendo ser acessadas por clique, que leva ao slide correspondente ao conteúdo da carta. Também foi possível a criação de um botão em cada slide que possibilita o retorno ao tabuleiro para continuidade do jogo após a leitura das cartas. O dado utilizado também foi virtual, acessado por meio da ferramenta disponibilizada pelo Google® ao se digitar o termo “roll dice” na barra de pesquisa.
Dessa forma, foi possível a execução do jogo de forma projetada em aparelho de TV, sem a necessidade de dispor de espaço amplo, além de se dispensar a necessidade de custos adicionais para confecção de um tabuleiro físico. Durante o workshop, a equipe demonstrou engajamento e interesse no jogo e foi possível aproveitar o máximo da proposta. Como tutor, essa experiência me serviu de lição sobre como podemos contornar os desafios de forma exitosa sem se deixar levar facilmente pelas circunstâncias contrárias, servindo também de experiência para futuros desafios.

#Workshop #Boas Práticas #Tutoria
12
6
44
Visualizações
Usuário e-Planificahá 6 meses

Parabéns

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 6 meses

Parabéns Jalisson e equipe pela customização!!! Ficou show de bola.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 7 meses

Jalisson super TOP!!!! Inovador e relevante a estratégia. Parabéns!!!!!

1 curtida
Usuário e-Planificahá 7 meses

Eu amei a proposta! Parabéns pelo empenho em adaptar o jogo, muito criativo!

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Muito bom!!
Parabéns pela inovação Jálisson e equipe!!

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Parabéns Jalisson e equipe! Utilizaram a criatividade para uso dos recursos disponíveis na unidade, o jogo ficou muito bom nesse formato!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.