Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Saúde Bucal e assistência à gestante: atendimento em circuito; 100% das equipes alcançaram indicador

ARACUAI/MG

O atendimento odontológico à usuária gestante é essencial para a garantia de uma gestação segura para a mãe e a criança, uma vez que contribui no diagnóstico de doenças que, quando não tratadas, podem se agravar e ocasionar em situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia. O primeiro passo é a captação das pacientes, desde os casos suspeitos aos confirmados, pelos Agentes Comunitários de Saúde, que, por sua vez, realizam o primeiro contato, cadastro, as primeiras orientações e fazem uma ponte ao direciona-las à APS. Em seguida, esta gestante deve ter seu primeiro atendimento com a enfermeira e técnicas de enfermagem. Feito isso, a paciente tem sua consulta com o médico agendada, assim como a consulta odontológica.
Ao se refletir na dificuldade de adesão de gestantes ao atendimento odontológico podemos seguir por duas linhas: Realizar a primeira consulta desta gestante após a finalização do atendimento com a enfermeira, de modo que a paciente não se desgaste aguardando ou a marcação das consultas conciliadas com a data do pré-natal médico, para que se evite a locomoção excessiva da gestante. No município de Araçuaí (Vale do Jequitinhonha/Minas Gerais), para alcançar o indicador de pré-natal odontológico do Programa Previne Brasil, uma das estratégias adotadas foi a agenda em circuito para gestante. Garantindo que a gestante seja atendida pelo médico ou enfermeiro e também pelo cirurgião dentista no mesmo dia. Assim, temos melhora nos índices de absenteísmo e também otimização da programação das agendas dos profissionais.
O planejamento do cuidado conta com a participação do ACS que apresenta aos demais membros da equipe o perfil daquela usuária e é possível personalizar essa abordagem e definir qual ferramenta melhor se aplica em cada caso. Para as gestantes de equipes que não possuem equipe odontológica, a estratégia é o encaminhamento qualificado para a Clínica Odontológica. Lá elas são recebidas em demanda espontânea, garantindo o atendimento prioritário e agendado retorno paralelo ao acompanhamento das equipes de ESF, assegurando assim a continuidade do cuidado.
Contamos com o apoio e a participação indispensável dos Enfermeiros Coordenadores, assim como do Médico, na orientação e encaminhamento destas pacientes. É feito e mantido um controle atualizado através de um sistema de registro eletrônico, das gestantes ativas, com acompanhamento em dia e as gestantes não assistidas. Assim é possível a constante avaliação da cobertura das gestantes por território. Além disso, mantemos também um caderno de registro dos atendimentos realizados em todas as gestantes. Atualmente as gestantes são encaminhadas à odontologia principalmente através da enfermagem já no primeiro atendimento e cadastro. Tem se observado um resultado positivo nesta estratégia e uma retenção crescente das pacientes aos atendimentos. No terceiro quadrimestre de 2022 todas as equipes de saúde bucal, ou seja 100%, do município alcançaram o indicador.

#APS #Boas Práticas #Comunidade de Práticas
11
10
43
Visualizações
Usuário e-Planificahá 11 meses

OBRIGADA TALITA PELO COMPARTILHAMENTO DESSA ESTRATÉGIA.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Olá, Talita! Muito obrigada por compartilhar conosco uma ação estratégica que contribui para a ampliação do cuidado às mulheres gestantes. Gostaria de saber se é possível organizar a continuidade do cuidado odontológico durante o pré-natal. Qual o percentil de gestantes que conseguem concluir tratamento odontológico antes do parto? Todas as equipes do município conseguiram se organizar com essa proposta? Parabéns pela ação! Que sirva de inspiração a outros municípios!

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Ações focadas que garentem resultados exitosos. Parabéns Talita e todos os demoais profissionais que se empenharam, que demonstraram que com apoio, dedicação e competência é possível prestar assistência de qualidade e eficaz.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns Talita, relato de uma experiência que pode ajudar outros municipios. Obrigada pelos resultados e pelo compartilhamento.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns, Talita!
Muito bom

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Amei a experiência. Parabéns Talita

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns Talita, também trabalhamos na ESF Bela Vista com esse método e atingimos 100% do pré natal odontologico.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns Talita,

Em nossa Unidade ESF Renascer em Araçuai, trabalhamos no atendimento das gestantes neste formato também garantindo que elas não se perdan no fluxo e aconteça acompanhamento Odontologico.

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns Talita

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Muito potente e inspirador esse relato Talita! Parabéns pelos resultados!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

PSF CANOEIRO

ARACUAI/MG

ARACUAI

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.