LAGES/SC - AAE
Contextualização
O Ambulatório da Região Serra Catarinense atende gestantes de alto risco, estratificadas e compartilhadas o cuidado através da Atenção Primária de 18 municípios, valendo-se da ferramenta SISREG como interlocutora. No entanto identificou-se em janeiro do ano de 2025 fila de espera na Regulação para agendamento de 1ª consulta 130 gestantes e algumas aguardando desde Out/24 por atendimento.
Objetivos
Reduzir tempo de espera pela primeira consulta;
Reduzir número de gestantes na fila;
Articular com médico regulador estadual fluxo para formulários incorretos;
Atualizar formulário de estratificação de risco utilizado pelas equipes APS; e
Promover ações de educação permanente aos profissionais da APS;
Metodologia
A regional realizou contato com as equipes da APS com intuito de atualizar o status de cada gestante, possibilitando uma fila com nº real de gestantes com necessidade de agendamento da 1ª consulta no AAE. Concomitante, RT estadual articulou com a Superintendência da Regulação a melhoria no fluxo para os casos inseridos no SISREG de forma incorreta e o alinhamento com protocolo utilizado pelo médico regulador. Resultando na atualização do instrumento de estratificação de risco pela equipe da DAPS. Somado a web palestras e momentos presenciais com APS fortalecendo esse processo.
Resultados
Feita a limpeza no banco, reduziu de 130 para 82 gestantes, aguardando de fato o agendamento da 1ª consulta no AAE. Em junho de 2025 o resultado foi fila 0 de gestantes aguardando 1ª consulta e todas agendadas no intervalo de 28 dias. Somada a integração do protocolo da regulação com formulário de estratificação de risco utilizado pela APS. Além da redução de estratificação de risco realizadas erroneamente pelas equipes APS.
Aprendizados
O trabalho em Rede exige esforço mutuo da secretária estadual de saúde em todos seus níveis, uma atenção especializada ambulatorial proativa e atenta às necessidades da Atenção Primária.

Usuário e-Planifica
Analista de Tutoria AAE
SC
SERRA CATARINENSE