BELO JARDIM/PE - UPAE BELO JARDIM
A gestão do conhecimento e a aplicação de evidências científicas são pilares essenciais para a qualificação dos sistemas de saúde. No contexto do PlanificaSUS, a utilização estratégica do conhecimento científico e das publicações acadêmicas torna-se um imperativo para a reorganização da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). A pesquisa é um macroprocesso que gera e integra conhecimento diretamente nas rotinas de trabalho, orientando a organização do cuidado e a tomada de decisões clínicas e gerenciais.
Compreendendo esta importância a UPAE Belo Jardim convidou coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), para realizar uma capacitação voltada para os profissionais da equipe multiprofissional com objetivo de incentivar a produção científica como ferramenta de transformação e qualificação das práticas em saúde, promovendo o entendimento da pesquisa como aliada estratégica na organização, avaliação e aprimoramento das ações desenvolvidas na nossa instituição. A proposta fortalece o olhar crítico e investigativo dos profissionais diante dos desafios enfrentados no cotidiano das práticas ambulatoriais e do PlanificaSUS, promovendo a reflexão sobre os processos de trabalho e estimulando a sistematização e disseminação de experiências exitosas.
Esta apropriação fundamentou a elaboração de projetos e submissões em congressos além da compreensão de que a incorporação do conhecimento científico no macroprocesso de pesquisa do PlanificaSUS não é apenas um ideal, mas uma estratégia concreta para construir um sistema de saúde mais resiliente, equitativo e centrado no usuário. Ao utilizar publicações e evidências como ferramentas de trabalho, nossa equipe enquanto AAE se fortalece, qualifica seu atendimento e transformam a pesquisa em uma ação prática que impacta diretamente a saúde da população.