Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

A integração entre APS e AAE no Território Líquido - Amazonas

MAUES/AM - AAE

A região do Baixo Amazonas é formada por cinco município: Maués, Boa Vista do Ramos (BVR), Barreirinha, Nhamundá e Parintins que é a sede regional. A região possui população estimada de 213.996 hab. (IBGE, 2022) com cobertura pela APS de 89.68 % e TMI de 14,34. Atualmente o PlanificaSUS está com cinco UL, sendo que três UL deram continuidade (Maués, BVR e Parintins, onde fica a UL Central) e dois municípios recomeçaram (Barreirinha e Nhamundá). A 1ª Linha de Cuidado escolhida para a Planificação foi a Materno Infantil.
Os desafios da organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Território Líquido são muitos. As condições ambientais interferem na organização dos serviços, inferindo alto custo logístico, grande rotatividade de profissionais e a baixa conectividade exigindo a customização da estratégia de integração da APS com a AAE proposta pelo PlanificaSus com implantação de 2 UL da AAE e três fluxos da GAR na AAE para a região.
Essa customização passou por uma sequência de reuniões com os gestores e suas equipes para o desenho e alinhamento dos fluxos de comunicação entre a APS e a AAE. Também foram realizadas oficinas para sensibilização dos profissionais sobre a importância da reorganização dos serviços para os seus processos de trabalho e indicadores de saúde, Oficinas de Capacitação dos profissionais da APS e AAE sobre a Nota Técnica para Organização da RAS com foco na APS e AAE na Saúde da Mulher na Gestação, Parto e Puerpério, Oficina de Estratificação de risco gestacional, Oficina para apresentação e construção do Plano de cuidados e preenchimento da Planilha de compartilhamento do cuidado da GAR da APS com AAE.
A motivação e empenho dos gestores e profissionais foram de fundamental importância no processo. A experiência e compromisso da equipe do PlanificaSus para o Baixo Amazonas foram imprescindíveis para o resultado alcançado.
Resultados
A integração entre a APS e AAE de BVR e Parintins estão em processo de organização.
Em Maués o serviço já foi inaugurado. Todas as gestantes da UL da APS foram estratificadas, com plano de cuidados e as GAR compartilhadas com a UL da AAE que possui Carteira de Serviços Básicos completa, realiza o Ciclo de Atenção Continua com USG obstétrica no momento da consulta, e discussão de equipe para fechamento do Plano de Cuidados.
Não esperem ver uma UL do Baixo Amazonas o padrão de organização de outros territórios, mas a implantação dos macros e microprocessos customizados para aquela realidade, resultando em melhoria dos indicadores de saúde, agregando valor para o usuário e fazendo sentido para os profissionais.
Aprendizado
As especificidades regionais precisam ser discutidas para dentro do financiamento das Políticas Públicas de Saúde com as especificidades que elas exigem
Os modelos e arranjos institucionais precisam considerar as particularidades imperativas do território líquido.
Os diferentes precisam ser tratados não como iguais, mas com equidade, respeitando as suas diferenças.

#RAS
11
1
33
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns!!!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Consultor Regional

AM

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.