IOMERE/SC
Contextualização
O aumento da demanda por renovação de receituários médicos controlados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Iomerê, Santa Catarina, através de demanda espontânea não programada, compromete o planejamento do acesso que atenda as reais necessidades do território. Isso traz impactos na organização do processo de trabalho e na resolutividade da Atenção Primária à Saúde (APS).
Objetivos
Descrever a experiência exitosa na reorganização do acesso para consultas de renovação de receitas em uma UBS do município de Iomerê, Santa Catarina.
Metodologia
A estratégia foi desenvolvida durante o PlanificaSUS, no período de dezembro de 2024 a julho de 2025.
Desenvolveu-se me cinco etapas: 1. Análise situacional do problema e seus impactos no acesso à UBS; 2. Planejamento e intervenção, através de reuniões de equipe, construção de fluxo, comunicação com usuário (mensagem automática); 3. Implementação do piloto, com treinamento dos profissionais envolvidos; 4. Monitoramento do processo, ajustes no protocolo, análise de dados; 5. Avaliação dos resultados antes e após implementação, consolidação da proposta.
Resultados/implicação prática
Antes do projeto PlanificaSUS, que provocou mudanças nos macroprocessos e microprocessos básicos da APS, a média mensal de usuários que buscavam renovação de receituário médico nas vagas de demanda espontânea era de 54,7. Durante o período de transição, para implantação do novo fluxo, já com ajustes iniciais em curso, essa média reduziu para 44,5. Após a consolidação da estratégia — caracterizada pela entrega do documento padronizado na farmácia e agendamento imediato na recepção — a média caiu para 12,7 atendimentos/mês, correspondendo a uma redução relativa de 77% em comparação ao período anterior. Essa mudança favoreceu a gestão da agenda com a garantir acesso considerando as necessidades das pessoas adscritas no território.
Aprendizados
A experiência evidenciou que a utilização da metodologia do PlanificaSUS foi determinante para estruturar uma intervenção simples e efetiva, na gestão do acesso para renovação de receituários controlados. Reforçou, ainda, a importância da visão sistêmica no cuidado e que ações administrativas, quando bem planejadas, repercutem diretamente na segurança clínica e na continuidade terapêutica.

Usuário e-Planifica
Analista de Tutoria APS
SC
ALTO VALE DO RIO DO PEIXE