Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Pesquisa de clima organizacional nas unidades de expansão em Itabaiana/SE

ITABAIANA/SE - Unidades de expansão

O município de Itabaiana/SE encontra-se na segunda fase da planificação à saúde e no seu primeiro ciclo de expansão contemplou seis unidades de saúde da zona urbana que comporta oito equipes de saúde da família. Durante a etapa 4.3, a tutoria identificou a necessidade de realizar uma pesquisa de clima organizacional com a finalidade de reconhecer as características do ambiente de trabalho e as relações para entender como as oficinas tutorias poderiam propor ações mais efetivas na melhoria do processo de trabalho. Foi organizado em um formulário on-line um questionário, baseado na proposta disponibilizada durante a primeira fase da planificação às unidades laboratório, e enviado para todos os servidores para preenchimento de maneira facultativa e sem identificação (apenas do local de trabalho). Em seguida, os dados foram sistematizados e apresentados às equipes durante a oficina tutorial seguinte.
Responderam 87 servidores, cerca de 40% do total das seis unidades, e de modo geral julgam o ambiente de trabalho e as relações satisfatórias. A maioria respondeu que é tratado com respeito (90,8%), recebe o que necessita para desempenhar o trabalho (66,6%), recebe reconhecimento quando faz um bom trabalho (82,8%), consideram não estressante ou pouco estressante trabalhar na unidade (77%), não se incomodam em perguntar a alguém sobre a forma como atende as pessoas (63,2%), classificam como bom a excelente o ânimo da equipe e suas atitudes no trabalho (70,1%), concordam que é melhor trabalhar na unidade hoje do que há um ano atrás (77%) e recomendam a unidade como um lugar bom para trabalhar (93,1%).
Como sugestões para melhorar o atendimento da unidade às pessoas usuárias, muitos responderam a maior necessidade de carga horária médica (clínico e especialidade), bem como melhorar o acesso à marcação de exames e acolhimento na recepção. Para proporcionar melhorias aos profissionais, as sugestões giraram em torno de melhorar a comunicação, adequação do espaço físico e mais união entre a equipe. Por fim, sobre a planificação à saúde, 87,3% julgam as atividades como importante ou muito importante e sobre as opiniões a respeito das propostas das oficinas tutoriais muitos responderam que o bloco de horas, informatização, estratificação e a oportunidade de planejamento como as mais relevantes.
Vale ressaltar que os resultados também foram analisados de maneira individualizada, visto que cada unidade apresenta uma realidade diferente. O maior desafio dessa experiência foi a baixa adesão na participação do questionário, visto que 60% dos servidores não responderam. A percepção da importância de ter sua opinião levada em consideração pelos servidores, a oportunidade de fortalecer o que foi destacado como relevante pela tutoria, bem como traçar estratégias para as ações que ainda não foram cumpridas são alguns dos aprendizado dessa experiência.

#APS #Construção Social da APS #Melhoria Contínua #UBS
14
3
38
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns a toda equipe do Município de Itabaiana-SE!!!!
Parabéns Adriana!

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Experiência ótima! Parabéns

2 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Maravilhosa experiência!!
Parabéns Adriana e toda equipe!!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

ITABAIANA/SE

ITABAIANA

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.