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Pré-Natal de Alto Risco por Teleatendimento: garantindo o acesso em tempo oportuno.

JI-PARANA/RO - CREAMI

A teleinterconsulta é um atendimento mediado por tecnologia, ofertado para gestantes de alto risco que já realizaram o primeiro atendimento de forma presencial no Centro Regional Especializado Materno Infantil, em Ji-Paraná/RO, tendo a gestante sido atendida e avaliada por todos os profissionais da equipe multiprofissional do CREAMI (Técnica de Enfermagem, Enfermeira, Psicóloga, Obstetra, Nutricionista, Fisioterapeuta e Assistente Social). O agendamento de uma teleinterconsulta implica na garantia de agenda na Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem da pessoa usuária, com participação de médico e enfermeiro da Estratégia Saúde da Família. A assistente social do CREAMI faz contato com a UBS de referência da gestante para definirem uma data e horário para o atendimento conjunto. Assim, o atendimento é confirmado tanto na agenda do CREAMI quanto na UBS de origem. A equipe de APS no dia do atendimento compartilha previamente os resultados de exames e monitoramentos realizados pela gestante e a equipe do CREAMI encaminha um link para acesso a uma sala de webconferência para o atendimento que é realizado de forma conjunta, ou seja, a gestante presente na UBS com o médico de família e enfermeiro(a), e profissionais da equipe multiprofissional do CREAMI. A anotação do atendimento é realizada pelos profissionais no prontuário da pessoa usuária e o plano de cuidados é atualizado entre as equipes e a usuária.

Até outubro/24 já tinham sido realizados 103 atendimentos, sendo 99 gestantes e 04 crianças, de 14 municípios diferentes, vale destacar que em 2023 foram realizadas 27 teleinterconsultorias e até outubro de 2024 já tinham sido realizados 76 atendimentos, o que mostra um aumento significativo desta modalidade de teleatendimento.

A implantação dessa tecnologia, além de garantir o atendimento da pessoa usuária em sua UBS no município de origem, também permite o telematriciamento, uma vez que o atendimento conjunto (equipe do CREAMI e equipe da UBS) possibilita trocas de conhecimentos, aproximação entre as equipes, reconhecimento de características culturais, sociais e econômicas da realidade local, possibilitando melhor planejamento, qualificação e cogestão do cuidado. Dentre os resultados estão a redução de custos (associados a viagens, tempo e riscos despendidos no deslocamento), a melhoria na continuidade do cuidado, uma vez que as consultas de acompanhamento tornam-se mais acessíveis e em tempo oportuno, e maior aproximação entre equipes de APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

#AAE #APS #Boas Práticas #Planificação #Ambulatório #Integração APS e AAE #Qualificação do Cuidado
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Usuário e-Planifica

Tutor Unidade AAE

CREAMI - CENTRO REGIONAL ESPECIALIZADO DE ATENÇÃO MATERNA INFANTIL

JI-PARANA/RO

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