Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.468
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Estratificação de Risco Familiar Integrada ao Prontuário Eletrônico

ALTO GARCAS/MT - ESF 1 DR. MIGUEL JOSÉ DA SILVA

Contextualização: A partir da etapa 2.1 do Planifica SUS, as equipes de saúde da família começaram a realizar a estratificação de risco familiar utilizando planilhas, no entanto, sempre houve dificuldades quanto à formatação e configuração desses instrumentos. O município de Alto Garças utiliza sistema de prontuário eletrônico próprio, o qual disponibilizava a estratificação de risco familiar, porém com algumas funcionalidades incompletas. Acreditamos que o mais viável para implementação da estratificação de risco familiar e individual, seja que os instrumentos utilizados estejam vinculados ao prontuário eletrônico, de fácil visualização para todos os profissionais.
Atividades realizadas: Solicitou-se então à equipe desenvolvedora do sistema que liberasse todas as funções da estratificação de risco familiar, realizada conforme a Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi, disponibilizando também relatórios de gestão do cuidado. Foi realizado também um treinamento com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do município para que compreendessem o método utilizado pela escala e como utilizar a funcionalidades disponíveis no sistema de informação.
Resultados Alcançados: Hoje a estratificação de risco familiar é realizada pelas ACS no ato de preenchimento da ficha de cadastro domiciliar e territorial. A ficha está disponível a todos os profissionais da equipe quando acessam o prontuário eletrônico de um membro da família, sendo possível consultar informações sobre todos os componentes daquela família. As equipes também têm acesso a relatórios resumidos e detalhados que colaboram para uma visão ampliada das famílias e do território, auxiliam no processo de gestão do cuidado e priorização de visitas domiciliares. A inclusão da estratificação no prontuário eletrônico otimiza o processo de trabalho da equipe, tornando essas informações mais acessíveis, evitando retrabalhos e o uso de várias ferramentas que, por vezes, vão sendo deixadas de lado pelas equipes, devido ao excesso de sistemas de informação.

#APS #Cadastro Populacional #Construção Social da APS #Diagnóstico Situacional #Longitudinalidade #Prontuário Eletrônico #Territorialização
5
2
25
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

Excelente ideia! Parabéns

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns tutora Naype Pelo trabalho e esforço !!!! Nota 10000000000000000!!!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UL - ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - DR MIGUEL JOSE DA SILVA

ALTO GARCAS/MT

SUL MATOGROSSENSE

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.