Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

INTEGRALIDADE DO CUIDADO: APLICAÇÃO DO CICLO DE ATENÇÃO CONTÍNUA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE (APS)

Chapada do Norte/MG

Apresentação: Tendo em vista a necessidade de práticas articuladas nos atendimentos em saúde, buscando o enfrentamento das fragilidades advindas da fragmentação da assistência e, com o intuito de promover a integralidade do cuidado os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Chapada do Norte resolveram incorporar a ferramenta "Ciclo de Atenção Contínua", instrumento utilizado pela Atenção Ambulatorial Especializada nos atendimentos aos usuários crônicos de maior complexidade assistidos pela ESF, o município tem adesão no Programa Saúde em Redes, e durante as oficinas de formação os tutores perceberam a importância de trabalhar essa ferramenta na APS, e através da aplicação dessa ferramenta tornar a integralidade do cuidado mais robusta. A atenção contínua é um instrumento de saúde desenvolvida para o atendimento de usuários com agravos de saúde crônicos, não agudizados, que apresentam maiores chances de complicações de saúde, no ciclo de atenção contínua os usuários recebem atendimentos das diferentes categorias profissionais de forma individualizada, sequenciada, em um mesmo turno de trabalho e são encerrados após a discussão do caso e a elaboração do plano de cuidados.
Resultados: As atividades desenvolvidas pelos profissionais das equipes de saúde da família buscaram cumprir com o princípio da integralidade e enfrentamento à fragmentação da assistência na atenção primária a saúde, desempenhando ações para qualificação da assistência prestada aos usuários por meio da promoção da integração, da articulação e da sinergia entre os
serviços ofertados pelas equipes. Essa atividade viabilizou a prática de discussão de caso multiprofissional e interdisciplinar,
bem como a elaboração do Plano de Cuidado Individual qualificando o atendimento dos usuários nos serviços de saúde.
Conclusão: A aplicação do Ciclo de Atenção Contínua e elaboração do Plano de Cuidados Individual proporcionou, à equipe multiprofissional, a experiência do cuidado compartilhado, numa perspectiva de ampliação do olhar para aspectos biopsicossociais, culturais e socioeconômicos. Essa interlocução com equipes, usuário, família e comunidade caracteriza a atuação da equipe de saúde da família como um instrumento de grande sensibilização e de potencialização da Atenção Primária a Saúde. Neste sentido, destaca-se a importância de alinhar as propostas e o fluxo do usuário na rede de atenção à saúde, trabalhando na consolidação de sua autonomia, no poder de decisão e na corresponsabilização.

#Gestão do Cuidado #Comunidade de Práticas #Longitudinalidade
6
2
26
Visualizações
Usuário e-Planificahá 5 meses

Boa noite, Rebeca! Peço desculpas pela demora em responder. Então os profissionais que participam do ciclo de atenção contínua varia de acordo com a necessidade do usuário, mas geralmente enfermeiro e médico participam de todos os ciclos e o nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico e fonoaudiologo de acordo com a necessidade do usuário. Para o ciclo de atenção contínua também contamos com a presença da Assistente Social do CRAS. A disponibilidade na agenda por enquanto é mínima, uma a duas vezes mês, pois um dos gargalos do Ciclo é ter todos os profissionais reunidos em um único dia, já que a equipe multi não atende apenas uma equipe. O seguimento se dá através da construção do Plano de Cuidados Individual, pois no Plano são estabelecidas objetivos e metas, então esse monitoramento acontece mensalmente e não necessariamente com todos os profissionais. Quanto a mudança em relação a adesão dos usuários ao tratamento proposto tivemos uma adesão de mais de 70% dos usuários. O Ciclo de Atenção Contínua tem sido aplicado a todos os usuários que temos dificuldade de realizar a gestão do caso, geralmente a equipe se reúne antes, há discussão do caso e a proposta do Ciclo de Atenção Contínua. Com a implementação do Ciclo temos mitigado muitos problemas. Espero ter respondido as suas dúvidas. Estou a disposição para mais esclarecimentos.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 8 meses

Olá, Ana Rita! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco. Quais profissionais participaram dessa experiência? Vocês conseguiram proporcionar esse tipo de atendimento a outros usuários? Com que frequência a equipe disponibiliza o ciclo de atenção contínua na sua agenda? Também fiquei curiosa com o seguimento do usuário. Como está se dando o acompanhamento dele? Houve mudança com relação à adesão dele às propostas de tratamento?

1 curtida

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UBS SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA

Chapada do Norte/MG

Turmalina/Minas Novas/Capelinha

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.