Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Criação e implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) de Colinas

Colinas/MA

Visando promover uma cultura voltada para a segurança dos pacientes, por meio de planejamento com a gestão municipal e gestores da atenção primária foi criado e implantado o Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) do munícipio com a missão de proteger a saúde da população e garantir a excelência em saúde por meio do controle de riscos sanitários decorrentes de produtos, serviços, meio ambiente e processos de trabalho. Instituído no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Colinas (SEMUS) através da PORTARIA Nº 160/2022/GAB de 12 de DEZEMBRO DE 2022 é composto por profissionais nomeados pela SEMUS de diferentes frentes de atuação, que poderão ser substituídos mediante ato formal motivado e têm como princípios garantir a proteção à honra e à imagem dos pacientes, profissionais e demais envolvidos em incidentes em saúde; independência e imparcialidade de seus membros na apuração de fatos; melhoria contínua dos processos de cuidado; disseminação da cultura da segurança; boas práticas; promoção do conhecimento sobre segurança do paciente e promover ações para gestão de risco no serviço de saúde.
O NMSP dispõe ligação direta a Atenção Primária à Saúde (APS) no apoio, implantação e construção do núcleo, assim como a nomeação da composição, disponibilizando recursos humanos, físicos e equipamentos adequados para o funcionamento adequado e contínuo.
As reuniões do NMSP são agendadas trimestralmente, via cronograma, com local e horário estabelecidos e encaminhados por e-mail aos membros e deverão ocorrer mensalmente a cada 30 dias em reuniões ordinárias. Espera-se do mesmo prestar subsídios e informações relacionadas as atividades; elaborar e arquivar atas, relatórios e sobre a agenda de reuniões;
Considera-se que o NMSP promoverá ações para de riscos no âmbito da instituição; analisará e avaliará as notificações sobre incidentes e queixas técnicas; desenvolverá ações para a integração e articulação multiprofissional; promoverá mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados; acompanhará ações de melhoria de qualidade alinhadas com a segurança do paciente; manterá o Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde atualizados, priorizará a implantação dos protocolos de segurança, dentre outras competências previstas e esperadas no Regimento Interno do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente (NMSP) de Colinas.

#Segurança do Paciente #Boas Práticas #PlanificaSUS #APS
5
1
19
Visualizações
Usuário e-Planificahá 7 meses

Olá Gustavo,

A implantação do NMSP com essas atribuições dos profissionais ampliará o escopo de ação do núcleo para toda a rede de atenção. Eu também gostei de saber da existência de um cronograma para o desenvolvimento das atividades.
Considerando a data que compartilhou a experiência aqui na comunidade de práticas, imagino que a reunião já ocorreu ou ocorrerá. Como foi essa primeira experiência?
Parabéns pela iniciativa em Colinas!

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

Colinas/MA

São João dos Patos

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.