POLO MARCAÇÃO/PB - Grupiúna
A Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) da Aldeia Grupiúna, situada no município de Marcação (PB), foi cenário de uma ação estratégica de cuidado gestacional, desenvolvida no contexto da Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). A iniciativa visou qualificar a atenção à saúde materno-infantil indígena de forma integrada, culturalmente sensível e tecnicamente qualificada.
A atividade envolveu de forma articulada as equipes da EMSI (Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena) e do NASI (Núcleo de Apoio à Saúde Indígena), promovendo um modelo de cuidado compartilhado e unificado. Foram realizadas palestras educativas sobre as fases da gestação, classificação de riscos e doenças prevalentes durante o período gestacional.
Além do momento formativo, a ação proporcionou a entrega de enxovais às gestantes, valorizando o acolhimento e o incentivo ao pré-natal, e contou também com um lanche da tarde como forma de confraternização e fortalecimento de vínculos comunitários.
A experiência reafirma o compromisso do PlanificaSUS com a ampliação do acesso, a humanização do cuidado e a organização dos processos de trabalho nas unidades de saúde indígena, promovendo um atendimento mais eficaz e respeitoso às mulheres indígenas do território Potiguara.
Que "ação linda", além de garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade, estão trabalhando a prevenção, tratamento e promoção da saúde, sempre considerando suas particularidades, protagonismo e singularidade como mulher, mãe e gestante indígena. Parabéns a todos pelo trabalho em equipe e por essa iniciativa repleta de sensibilidade, ética e compromisso com a população e a cultura indígena.
1 curtidaQue iniciativa sensível e transformadora! A ação na UBSI da Aldeia Grupiúna é um exemplo potente de cuidado integral, que alia saber técnico à escuta cultural, promovendo vínculos, acolhimento e protagonismo das mulheres indígenas. Parabéns a todas as equipes envolvidas por fortalecerem uma atenção à saúde verdadeiramente respeitosa e humanizada!
1 curtidaConsidero essa ação extremamente positiva e um exemplo a ser seguido. A oportunidade de integração com a saúde indígena é, sem dúvida muito potente.
É notável ver como o PlanificaSUS está qualificando a atenção à saúde materno-infantil de forma tão integrada, culturalmente sensível e tecnicamente qualificada.
Parabéns!