Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Relato de Experiência: Abordagem Paliativa Completa em pessoa com doença crônica, em Diamantina - MG

DIAMANTINA/MG - Unidade laboratório Palha e AAE

Contextualização
A Etapa 8 do PlanificaSUS traz a temática Cuidados Paliativos desde a conceituação, estratificação de risco para elegibilidade de pacientes utilizando o SPICT-BR até a escolha de uma pessoa para abordagem completa de forma didática, induzindo à organização dos processos na APS e AAE para a assistência dessa demanda nos territórios.
Nesse sentido, a UBSF Palha escolheu um paciente elegível e realizou todo o cuidado necessário demonstrando que o “O sofrimento só é intolerável quando ninguém cuida” conforme expressado por Cicely Saunders.
Atividades Realizadas
Após escolha do paciente utilizando o SPICT-BR, foi realizada a biografia do paciente: E.L, masculino, 58 anos, natural de Senador Modestino Gonçalves, veio para Diamantina aos 9 anos de idade. Servidor público, trabalha no setor de obras há 20 anos, mas no momento afastado devido à fraqueza e formigamento nas pernas, reside sozinho em casa de aluguel, renda mensal de um 1 mínimo, faz sua própria comida, divorciado, teve quatro filhos porém sem vínculo. Diabético de muito alto risco descompensado, hipertenso, tabagista e alcoolista, histórico de IAM (há 05 anos), pancreatite e cirrose. Teve perda de peso considerável nos últimos meses. Seu pai teve dois AVC (morreu aos 42 anos), mãe hipertensa e possui 7 irmãos sendo uma hipertensa e também com histórico de AVC.
Resultados alcançados. Relatou que em caso de agravamento da sua condição, gostaria do apoio dela. Referiu sentir falta de alguém para conversar. Acha que os relacionamentos foram prejudicados devido a uso abusivo de álcool. Foram identificados:
Aspecto psicológico: ansiedade, solidão, abuso de álcool, porém com abstinência há 8 meses. Deseja parar de fumar.
Aspectos espirituais e religiosos: católico, e relata frequentar a igreja esporadicamente.
Aspectos familiares e sociais: divorciado, vínculo familiar fragilizado, contato apenas com a mãe. Tem boa relação no trabalho, mas no momento encontra-se afastado por agudização da doença. Frequenta o grupo de dependentes químicos no CAPS-AD. Cuida sozinho de sua casa, realiza suas atividades diárias sem dificuldade.;
Aspectos físicos: HA, IAM , DM insulino-dependente, dor e fraqueza nos membros inferiores, baixa acuidade visual. PPS 70%. Redução da funcionalidade.
Aprendizados e desafios
Tanto a equipe do CEAE como da APS relatam que o paciente se sentiu cuidado em todos os aspectos .Foi ofertado apoio do grupo de tabagismo e os pontos de atenção puderam em um caso real aplicar a abordagem paliativa completa em paciente com doença crônica, no sentido de promover a autonomia do paciente proporcionando uma abordagem integral. Observa-se pela equipe da APS melhora significativa do vínculo usuário/equipe, melhor adesão ao tratamento. Além disso, refere “sinto bem cuidado, todos se preocupam comigo, quero me cuidar”. Ressalta-se a dificuldade da equipe da APS quanto à implantação da abordagem paliativa completa para todos os usuários elegíveis, devido as demandas.

#APS #AAE #Oficina Tutorial
9
3
30
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

Olá, Dany e Bárbara! Obrigada por compartilharem conosco sua experiência com a utilização da abordagem paliativa completa! Realmente compreendemos que a implantação dessas ações vai proporcionar um escopo maior de cuidado à subpopulação com condição crônica que está nos territórios vinculada à Estratégia Saúde da Família. Outros usuários elegíveis para abordagem paliativa completa foram identificados pela equipe? Quais ferramentas e ações referentes ao cuidado paliativo foram incorporadas à rotina da equipe?

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns pela integração e cuidado compartilhado entre APS e AAE.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns pelo trabalho!

1 curtida

Usuário e-Planifica

Analista de Tutoria APS

MG

DIAMANTINA

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.