Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Monitoramento de tutores de unidades do Projeto Saúde Mental na APS: um relato de experiência

São Luís/MA

O Projeto Saúde Mental na Atenção Primária no Estado do Maranhão está sendo realizado na Região de Saúde de Caxias, com um percurso de desafios, mas muitos avanços. Os tutores estaduais possuem experiência na área de Saúde Mental e na Atenção Primária, somando saberes na implementação da Linha de Cuidado em Saúde Mental na APS.
Um dos desafios enfrentados no processo de apoio aos tutores de unidade foi a questão logística, havendo demandas por parte dos mesmos de uma maior proximidade do Grupo Condutor Estadual para além das etapas operacionais.
No final do ano de 2022, o referido Grupo Condutor, encontrou como estratégia a execução de monitoramentos virtuais, por município, considerando que cada um tem sua especificidade, desde a quantidade de unidades laboratório e expansão, bem como a questão geográfica e de contingente populacional. Além do andamento das próprias atividades do projeto.
Assim, foi possível um momento de escuta qualificada, levantamento das necessidades, desafios e potencialidades de cada município e unidade, para atuar, pontualmente nas demandas especificadas, deixando para a etapa operacional a possibilidade de realizar a escuta e expor as experiências exitosas para um grupo mais heterogêneo.
O primeiro monitoramento teve como foco a alimentação do Plano de Ação por unidade, com orientações na forma de preenchimento e sobre informações qualificadas. Foi conduzido pelos tutores estaduais, com participação das analistas e do consultor do Projeto.
Os monitoramentos seguintes, além do foco na execução dos processos propostos nas etapas operacionais, entendeu-se importante o desenvolvimento de competências dos profissionais, como habilidades de liderança e e de gerenciamento de emoções no ambiente de trabalho.
Foram momentos destinados a trazer à tona questões comportamentais que podem impactar positivamente na condução dos processos de trabalho e na motivação das equipes para adesão à proposta. Oportunizou-se um espaço para reflexão e elaboração de estratégias individuais de enfrentamento de dificuldades e solução de problemas.
A resposta aos primeiros encontros foi bem positiva, obtendo-se feedback dos profissionais valorizando o momento, manifestando interesse por novos diálogos com estes objetivos. Assim, utilizando as ferramentas disponíveis, foi possível diminuir as dificuldades de logística, encurtar distâncias, estreitar laços entres os diversos atores do processo e aproximar os tutores estaduais ainda mais dos tutores e referências técnicas.


3
2
18
Visualizações
Usuário e-Planificahá 10 meses

Leo, obrigada pelo comentário e por todo auxílio que tem nos dado nesse processo. Você é fundamental.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 10 meses

Que potente esse trabalho!!! Parabéns.

1 curtida

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Estadual

MA

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.