POLO AAE/RR
A PAS é uma metodologia para fortalecer e integrar os processos de trabalho e comunicação nas (RAS), envolve os pontos de atenção, e os sistemas de apoio, logístico e de governança. Essa abordagem promove uma reestruturação na organização da atenção e cuidado, prioriza a qualidade e resolutividade nos serviços. Como canta Caetano.”É preciso estar atento e forte”. No cerne da PAS está o cuidado centrado no usuário. Essa metodologia incentiva a participação ativa e reforça sua adesão ao tratamento. Além disso, estende-se à esfera social, por meio da colaboração e participação nas interações construtivas com a gestão. Destaca a importância do diagnóstico local, territorialização e do conhecimento da população. Por meio dessa perspectiva, as soluções propostas por Mendes, são ajustadas às características específicas de cada comunidade. Esse esforço exige o respeito à diversidade e às pluralidades territoriais, promovendo um sistema mais equitativo e resolutivo. Para que a sua implementação bem-sucedida, demanda compromisso dos gestores e deve estar amparada por monitoramento contínuo das ações e pelo apoio consistente da gestão. Trata-se de uma transformação cultural que ultrapassa intervenções pontuais, exigindo investimentos em educação permanente, reorganização da estrutura dos serviços e ajuste de processos e padrões de trabalho. Embora não seja uma ação mandatória, a adesão à PAS precisa ser uma decisão consciente dos gestores. Um dos principais desafios está em assegurar que sua compreendam plenamente as implicações dessa metodologia, incluindo mudanças profundas na organização dos serviços, na relação com o território e na dinâmica do atendimento. Muitas vezes, essas mudanças encontram barreiras devido à histórica priorização de modelos centrados em procedimentos e metas quantitativas com vistas a produção assistencial. A PAS defende qualidade do cuidado em detrimento de volume prioriza resultados para o usuário. Apesar disso, enfrenta conflitos com a lógica de crescimento numérico de atendimentos. Superar essa barreira demanda compreender a necessidade da mudança do modelo e qualificação do cuidado, para a efetiva entrega de serviços para a população. Planificar ou não planificar? Essa é a questão que leva gestores de saúde a refletirem sobre suas prioridades e responsabilidades. Mais que uma decisão técnica, representa um ato de liderança que demanda visão estratégica, comprometida com a transformação do cuidado e com o fortalecimento das RAS, sempre com foco no usuário como centro desse processo. PAS é agregar valor, é gerar qualidade, segurança, é produzir mudanças profundas no comportamento das práticas assistenciais dos profissionais, facilita o acesso, melhora a qualidade no atendimento, torna a APS mais resolutiva e integrada com outros serviços, promove a continuidade e a transformação no cuidado. Planificar é um ato de coragem e dedicação para construir um sistema de saúde mais equitativo e eficiente.
#GerenciamentoUsuário e-Planifica
Analista de Tutoria AAE
RR
CENTRO NORTE