Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

O impacto do PlanificaSUS nos indicadores do Previne Brasil no município de Porto Acre/AC

Porto Acre/AC - UBS Daniel Glenson Lucena Bandeira

Contextualização
Porto Acre é um município de 19141 habitantes com área territorial de 2604, 417 km², situado 58 km da capital do estado, Rio Branco. A unidade de atenção básica Daniel Glenson Lucena Bandeira encontra-se na etapa 5.1 do 1ª ciclo de expansão, da Fase 2 do PlanificaSUS, iniciada em novembro de 2022.

Metodologia
Foi realizada a análise comparativa dos indicadores do Previne Brasil das unidades de Atenção Básica dos quadrimestres de 2022 e sua evolução no referido ano.
Considerando que apenas a unidade Daniel Glenson Lucena Bandeira encontra-se na 1ª Fase de Expansão, Etapas de 1 a 4 do PlanificaSUS, identificamos a melhoria ou a manutenção dos indicadores do Previne Brasil à medida em que as etapas 1 a 4 foram implementadas.

Resultados alcançados
Na análise comparativa demonstrada pela figura 1, podemos verificar, segundo os dados dos três quadrimestres, Q1,Q2 e Q3 do Previne Brasil em 2022, no município de Porto Acre/AC, que apenas a unidade planificada obteve melhoria nos indicadores.
Considerando que a linha prioritária elencada para implementação da integração APS-AAE é a materno-infantil, percebemos que houve uma melhoria nos indicadores de Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação; do indicador 2, Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV e do indicador 3, Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Aprendizagens e desafios
As etapas da fase 1 de expansão trabalham os Macroprocessos desde o cadastramento até a integração da APS com a AAE e permeiam a qualificação dos processos de trabalho da equipe planificada e se articulam com a reorganização destes para o alcance ou melhoria dos indicadores do Previne Brasil.
O desenvolvimento do modelo PAS possibilita que as equipes utilizem da metodologia PDSA com o objetivo de promover ciclos contínuos de melhoria, tendo como centralidade o cuidado qualificado ao usuário do SUS.
Desenvolver o PlanificaSUS no município tem sido possível pela superação de desafios como a alta rotatividade de profissionais, acesso e uso de tecnologia e necessidade contínua de qualificação dos novos colaboradores. Percebemos que a potência da superação vem do compromisso e dedicação da equipe, protagonizada pela tutora e enfermeira, que inseriu o modelo PAS na rotina de planejamento das ações e serviços de saúde na UBS Daniel Glenson Lucena Bandeira.

#APS #e-Planifica #Gestão do Cuidado #Indicadores #Planificação #Previne Brasil
6
5
27
Visualizações
Usuário e-Planificahá 8 meses

Olá, pessoal. Obrigada por compartilhar esse resultado! Quais processos foram implementados com instrumentos de padronização a partir da experiência do PlanificaSUS na UBS que podem servir de vitrine para as outras UBS do município?

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 9 meses

Parabéns Equipe Acre, município de Porto Acre. Vocês são show, orgulho de poder participar deste sucesso. Parabéns Cinthya pela sua dedicação.

0 curtidas
Usuário e-Planificahá 10 meses

É o PlanificaSUS fazendo a diferença ❤️❤️❤️

1 curtida
Usuário e-Planificahá 10 meses

AvanSUS❤️

1 curtida
Usuário e-Planificahá 10 meses

É notório a diferença da Planificação na unidade!!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.