MANOEL URBANO/AC - UBS JOSEFA NUNES E UBS INÁCIO RIBEIRO
Com o objetivo de diminuir a proliferação do Aedes aegypti no município de Manoel Urbano, a Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), por meio de Vigilância em Saúde, Secretaria de obras, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura e Assistência Social realizou entre 21/02 a 06/03 de 2025, uma ação de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue nos bairros do município. Na oportunidade foram ofertados serviços de consultas médicas e de enfermagem, vacinação, testes rápido para dengue, IST´s, educação em saúde e demais serviços.
Aproximadamente 50 pessoas estiveram envolvidas nas operações do arrastão de combate á dengue, percorrendo todos os bairros da cidade (9 Bairros). O envolvimento da comunidade na colocação de todos os entulhos dos quintais nas calçadas foi crucial para o sucesso da ação. Ao todo 13 maquinários foram empregados . As equipes recolheram materiais como pneus, latas, garrafas, brinquedos, e móveis velhos. Foram recolhidos mais de 800 kilos de entulhos e 19 amostras coletadas para análise, após e retirada dos entulhos foram realizadas as borrifações. Além disso, as pessoas foram orientadas pelos agentes comunitários de saúde-ACS e agentes comunitários de endemias-ACE sobre os cuidados que precisam tomar para que o mosquito não se reproduza em suas casas.
O município de Manoel Urbano registrou uma queda nos casos confirmados de dengue após a ação, de 127 casos para 14, reflexo das ações intensificadas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Essa diminuição nos casos confirmados, aliada ao controle da transmissão, mostra que as estratégias de prevenção e o atendimento eficiente estão dando resultado e sendo bem aceitos pela população.
Importante ressaltar que essa ação, contou com suporte dos materiais, instrumentos e orientações da equipe do PlanificaSUS, que foi realizada no Alinhamento Pré -Tutoria, após esse momento, o município organizou as ações e efetivou, obtendo, maravilhosos resultados.
Tanto as unidades quanto os profissionais envolvidos, receberam qualificação sobre as Arboviroses.