Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Expansão de 03 microrregiões da REGIAO DE SAÚDE CARUARU/PE

CARUARU/PE

De 06 a 10/03/2023 foi dado início a expansão, com Etapa Operacional 1 e 2.1, de mais 03 microrregiões da REGIAO DE SAÚDE CARUARU, que possui 04 microrregiões, sendo a VIII micro Belo Jardim com 08 municípios, laboratório para o estado de PE. Assim, a região passa a contar com seus 32 municípios em processo de planificação.

A Semana contou com as atividades de Planejamento, Workshop e Tutoria com participação ativa dos gestores dos 24 municípios, assim como , tutores das Unidades Laboratório APS, Referências Técnicas (RT) e tutores apoiadores municipais - novos atores que essa região quis adotar, tutores da AAE, que nessa região são da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), com apoio total da Regional e da SES (tutores SES nível central e regional).

O Desenho operacional foi organizado e adaptado, nesse primeiro momento, conforme realidade local, sendo alinhamento, planejamento e Pré-tutoria com todos atores presentes em Caruaru (APS e AAE) e, o Workshop e a Oficina tutorial acontecendo em 03 municípios polos (Caruaru, Toritama e Gravatá), simultaneamente contando com a participação, das demais RT e tutores dos demais municípios, apoiados por dois a três tutores da SES. Esse processo oportunizou o desenvolvimento de habilidades e competências nas RT e tutores para, após a semana padrão, replicarem em seus municípios e UBS-laboratórios.
A UPAE também realizou Workshop e Oficina Tutorial nas mesmas datas.

Essa experiência vem nos mostrando que, conforme foi o aprendizado da primeira microrregião de Belo Jardim (que vem realizando ciclo base, indo para Etapa operacional 9), e sendo replicado nas demais microrregiões, o quanto é importante envolver os atores: gestores municipais, referências técnicas e tutores em todos os momentos da planificação, facilitando a integração como equipe municipal e a integração das Secretarias municipais de saúde (SMS) junto as equipes da SES nível central e regional. E, o quanto é potente quando a SES, através da regional assume o PlanificaSUS como sua agenda prioritária.

Dia 30/03/2023 faremos oficina de monitoramento onde discutiremos como foi a experiencia de operacionalização neste formato para estas 03 microrregiões que constituem um projeto piloto dentro da região de saúde, assim como as oportunidades de melhorias identificadas e possibilidades de ações estratégicas.

É notável o quanto a região vem aproveitando a oportunidade ímpar de, em um período curto, aproximar todos 32 municípios com o PLANIFICASUS.
Também é importante o entrosamento do time de consultora e analistas de tutoria em todas as atividades, no "fazer junto" com atores estaduais, regionais e municipais.

#Planejamento #Secretaria Estadual de Saúde #Secretaria Municipal de Saúde #RAS
4
0
18
Visualizações

Usuário e-Planifica

Consultor Regional

PE

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.