Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Estratificação de risco da população idosa de Irati- PR como instrumento de apoio ao manejo clínico

IRATI/PR

Contextualização: A implantação da PAS, acontece desde maio 2019 concomitantemente nos 9 municípios da região de Irati, por meio do projeto PlanificaSUS, adotando-se a linha de cuidado do idoso como prioritária na RAS. Em cada município uma unidade básica de saúde foi adotada como laboratório, atuando como vitrine para as demais. Nas unidades laboratório foram desenvolvidos: territorialização; cadastro; identificação dos usuários com condições crônicas; e estratificação do risco singular dessas pessoas, priorizando a subpopulação de idosos por meio do instrumento IVCF-20.Com a avaliação das dimensões de atividades de vida diária, cognição, humor, mobilidade e comunicação, o IVCF-20 permite identificar o motivo da fragilidade do idoso. Inicialmente a estratificação ocorria apenas em consultas individuais. Com o início da pandemia ressaltando a necessidade de estratificar essa subpopulação mais vulnerável ao vírus, foi instituída também a estratificação via telefone com vistas ao aumento de celeridade.

Resultados
A evolução rápida das estratificações dos idosos garantiu um sucesso no manejo dessa condição durante a pandemia. No início de 2021, apenas 59 % da população de idosos de Irati havia sido estratificada, e o atendimento na atenção ambulatorial especializada (AAE) acontecia de acordo com a oferta, de forma igual independente da condição do idoso, dificultando o acesso à consulta com especialista. Em agosto de 2021, 79% de idosos estavam estratificados, e atualmente 94% (n=3492) tem seu risco estratificado, sendo que 53% baixo risco 24% médio risco e 23,3 % frágeis ou de alto risco. A identificação dos estratos de risco permitiu o manejo de acordo com as necessidades, de modo que idosos robustos e em risco de fragilização têm suas demandas resolvidas na APS; enquanto os idosos frágeis têm o agendamento das consultas programadas na periodicidade adequada na AAE, com garantia de continuidade do cuidado na APS. Hoje praticante não existe filas para atendimento desses idosos no AAE.

Considerações
A implantação da PAS e estratificação nos municípios da microrregião de Irati permitiram uma mudança nos processos de trabalho na APS, garantindo sua atuação resolutiva e como coordenadora do cuidado na RAS. Possibilitou-se ainda o desenvolvimento de ações voltadas a esta população, como organização do processo de vacinação. Tais resultados demonstram fortalecimento da APS em Irati, contribuindo para a resolutividade, longitudinalidade, equidade e integralidade do cuidado na RAS.

#Boas Práticas
7
0
27
Visualizações

Usuário e-Planifica

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.