MOITA BONITA/SE
No ciclo 2 de melhoria continuada estamos na territorialização e com ela temos etapas a seguir. Verificamos passo a passo de como melhorarmos os cadastros domiciliares e individuais, aproveitamos esse momento para capacitarmos as equipes para que elas mesmas possam organizar seus territórios e possam assim conhecer seus pacientes através de relatório e que possam realizar as atualizações devidas nos cadastros dos seus indivíduos.
Para que isso pudesse ser realizado realizamos a oficina tutorial e ensinamos cada enfermeira a utilizarem a nova funcionabilidade do Esus PEC, que na sua versão atual, traz um ícone território, quando adentramos essa aba observamos que nela está as vinculações por ACS e podemos assim verificar como está aquele cadastro, se ele já está atualizado, (completo) ou se esse cadastro está desatualizado, (incompleto) e precisamos assim atualizá-lo.
Em nenhum momento houve resistência por parte dos profissionais uma vez que ele viram nessa abordagem a opção de melhorar os cadastros vinculados a sua área de abrangência. As enfermeiras montaram cronogramas para avaliarem as micro de forma individual e só começassem outra micro quando tivessem terminado a outra.
Como resultado positivo notamos que muitos cadastros estavam desatualizados, sejam com um número de telefone errado ou até mesmo sendo cadastrado com o número do próprio ACS, mostrando assim que as equipes precisam estar capacitadas para que possam elas mesmas identificarem em tempo oportuno que determinado cadastro não está completo e que rapidamente pode atualizá-lo sem precisar passar por etapas de burocratização onde terceiros teriam que realizar tal monitoramento e atualização.