POLO RIO TINTO/PB
No dia 11 de março, as equipes multidisciplinares do Polo Base de Rio Tinto participaram de um importante momento de aprendizado e fortalecimento das práticas de cuidado e segurança do paciente durante o Workshop e Tutoria do PlanificaSUS. Esse material e momento foram construidos por meio de uma parceria entre o DSEI Potiguara, PET-Saúde e FUNAI, reforçando a integração entre as instituições no fortalecimento da rede de atenção à saúde e proteção social.
Dentro da pauta do cuidado e seguraça ao paciente, um dos temas abordados foi o fluxo de atendimento às situações de violência no território, destacando a importância da comunicação, notificação e encaminhamento adequado dos casos identificados.
O fluxo de atendimento enfatiza a necessidade de registro e comunicação das situações de violência por meio do informe específico, garantindo que os casos sejam devidamente notificados e direcionados às instituições responsáveis, como a sede do DSEI e a FUNAI. A partir dessas notificações, diferentes encaminhamentos são realizados para garantir a proteção e assistência às vítimas, sejam crianças, adolescentes ou adultos.
No caso de crianças e adolescentes, o Conselho Tutelar é acionado, e os contatos das unidades responsáveis foram reforçados para facilitar a comunicação eficiente entre as equipes. Já para adultos, a notificação compulsória na área da saúde é fundamental, além da possibilidade de acionar o Ministério Público e a Ouvidoria das Mulheres para suporte e medidas legais.
Outro ponto relevante do fluxo discutido foi a necessidade de estruturação de um atendimento qualificado para mulheres vítimas de violência, garantindo suporte em delegacias especializadas ou definidas pela COORDEAM.
O encontro reforçou o compromisso das equipes multidisciplinares em aprimorar o cuidado às vítimas de violência no território, promovendo ações intersetoriais e fortalecendo a rede de proteção e assistência.
Usuário e-Planifica
Referência Técnica Regional
PB
DSEI POTIGUARA