Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

O cuidado integrado entre APS, AAE e Atenção Hospitalar na atenção às condições crônicas

IMBITUVA/PR - ESF- MATO BRANCO

Relatamos a experiência da utilização do autocuidado apoiado como poderosa ferramenta de cuidado que auxilia na melhoria da qualidade de vida através da adoção de comportamentos saudáveis, mantendo o bem-estar, alcançando objetivos, prevenindo doenças e agravos e fortalecendo a autonomia na execução de atividade de vida diárias.
Foi escolhido de início 8 casos, mas aqui vamos relatar um que conseguiu ter a sua vida melhorada. G.L.P, 50 anos ficou tetraplégico, após queda de trator em 13 de abril de 2020, não tinha um bom relacionamento com familiares desde antes do fato acontecer, e por esse motivo os únicos cuidadores dele eram seus pais, de 82 anos e 70 anos respectivamente. Durante as visitas domiciliares realizadas pela equipe, o usuário sempre se mostrava apático ao atendimento, mal humorado, negando a todas as propostas solicitadas pela equipe. Sempre em um quarto escuro e fechado. Após diversas tentativas, enfim Gerson aceitou a fazer um plano de autocuidado, tendo a profissional técnica de enfermagem como sua referência e motivação, já que ela também tinha um caso de tetraplegia em sua residência.
Com envolvimento de toda equipe multiprofissional e a RAS, hoje GLP está fazendo a fisioterapia conforme combinado, usando a medicação, seus exames laboratoriais melhoraram muito, sendo que agora poderá ser encaminhado ao hospital de reabilitação Darci Vagas que era o seu grande sonho. Além disso, a equipe consegui a doação de uma televisão pela comunidade para que ele tenha um lazer e entretenimento, seu humor melhorou muito, consegue sorrir e ser feliz dentro das suas possibilidades. Isso tudo aconteceu em um período de 2 meses desde o inicio da aplicação do Auto-cuidado apoiado, o que demonstra a potência desse instrumento que é capaz de transformar as realidades em um curto período de tempo.
Não é necessário grandes metodologias caras para mudança na realidade dos usuários. Através de ferramentas bem desenvolvidas e trabalhadas por uma equipe, é possível conseguir resultados imensuráveis, surpreendentes até para o que traz a literatura, e foi o que pudemos vivenciar nesse caso com a aplicação do Auto-Cuidado apoiado. É necessário a persistência da equipe, motivação e monitoramento em todas as fases da evolução da doença, para que o usuário consiga se notar como peça fundamental no seu cuidado. Nesse caso do G.L.P, ocorreu uma transformação em vários níveis de sua vida social, psicológico, físico e espiritual, um verdadeiro milagre, pois ele estava esperando a morte e agora ele ganhou vida.

#Qualificação do Cuidado
4
1
26
Visualizações
Usuário e-Planificahá 1 ano

Parabéns equipe, um grande aprendizado e fez a diferença para este ser humano.

0 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

POSTO DE SAUDE DE MATO BRANCO

IMBITUVA/PR

4ª RS IRATI

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.