Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.967
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Relato de Experiência: Cadastramento Ativo da Subpopulação Menores de 1 ano.

Jucurutu/RN

Partindo das discussões da Oficina Municipal de Monitoramento de Indicadores, no Município de Jucurutu RN, onde participaram representações das 9 (nove) Equipes da ESF/ESB, UBS Francisco Petronilo de Araújo Equipe Laboratório do PlanificaSUS (Etapa 7), as Equipes do primeiro ciclo de expansão, UBS Enfermeira Lucia Magna Lopes (Etapa 3), UBS Maria Lucia Pacifico de Medeiros (Etapa 3), UBS Maria das Graças dos Santos (Etapa 2), UBS Cícera Alves da Costa (Etapa 2) e as Equipe do segundo ciclo de expansão, UBS Vereador Abraão Lopes de Sá (Etapa 1), UBS Maria das Gloria de Araújo (Etapa 1), UBS Nossa Senhora Daguia (Etapa 1) e UBS Lindalva Suterio Silva Batista.

Diagnosticamos que o Hospital Municipal por dispor do serviço de obstetrícia clínica e cirúrgica atende uma variedade de municípios circunvizinhos e nesses atendimentos algumas pacientes que efetivamente não reside no munícipio de Jucurutu para ter acesso facilitado a esse serviço hospitalar utilizam de comprovantes de residência municipais. Um dos fatores que pode estar afetando as coberturas vacinais infantis do município, então buscando superarmos essa problemática no âmbito da Atenção Primaria a Saúde Iniciamos em janeiro de 2023 a estratégia de busca ativa cadastral aos nascidos vivos.

Estratégia consiste na integração das informações do Sistema de Informação de Nascidos Vivos com o Sistema de Informação da Atenção Básica, ao verificar que a criança que tem em sua declaração de nascimento endereço de residência JUCURUTU não está cadastrada ainda no eSUS AB 30dias depois do nascimento é acionado o ACS para que seja realizada visita domiciliar pra cadastramento ou levantamento de motivos pelo não cadastramento da criança, depois dessa busca, a depender da informação que os ACS nos retornam seguimos com os encaminhamento necessários a cada caso.

Já temos alguns retornos positivos dessa estratégia e esperamos que ao final de 2023 possamos realizar uma análise mais qualificada dos resultados e escrever como experiencia exitosa.

#APS #Cadastro Populacional #Indicadores #Monitoramento #Tutoria
7
2
36
Visualizações
Usuário e-Planificahá 7 meses

Boa Tarde Rebeca,
Com a implantação dessa busca ativa de informação, se reflete na captação mais agil desse cadastro, bem como um melhor acompanhamento da rotina de vacinação, então ja conseguimos perceber uma melhor adesão a rotina de puericutura pos pandemia, uma redução do atraso para o completar do esquema de vaninal de polio e penta. quando estivermos com 1 ano dessa rotina faremos uma melhor avaliação nesse sentido.

1 curtida
Usuário e-Planificahá 8 meses

Olá, Lidja! Muito interessante que vocês se dedicaram a cruzar os bancos desses dois sistemas de informação. Depois desses dois meses de início da estratégia, vocês conseguiram organizar outras ações de seguimento do cuidado para essa subpopulação como a cobertura vacinal e a programação da puericultura? Como essa ação tem se refletido na agenda das equipes?
Ah! Muito legal que vocês conseguiram realizar essa ação com todas as equipes do município. Parabéns!

2 curtidas

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

UNIDADE SAUDE DA FAMILIA FRANCISCO PETRONILO DE ARAUJO

Jucurutu/RN

4ª Região de Saúde - Caicó

Participantes

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.