Comunidade de Práticas

Total de acessos: 10.189
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

Customização e aplicação da estratificação de risco Familiar: Relato de Experiência.

LAGOA DA CONFUSAO/TO

A estratificação de risco familiar é um processo que identifica e classifica as famílias em grau de risco conforme variáveis baseadas em fatores socioeconômicos, biológicos e psicológicos e é utilizada para ampliar o conhecimento da equipe em relação as famílias cobertas pelas unidades básicas de saúde.

No dia 22 de novembro de 2024 foi realizado no centro cultural do município de Lagoa da Confusão – Lêda Bernardon - a 2° Oficina tutorial do 1° ciclo do PlanificaSUS Ilha do Bananal, o encontro em questão contou com a presença das tutoras, referências técnicas municipais, estaduais e federais do projeto e tinha como público-alvo os agentes comunitários de saúde (ACS).

Na oficina foi apresentado para os ACS´s como instrumento de estratificação de risco familiar a Escala de Coelho-Savassi que contém 13 sentinelas de risco e sua respectiva pontuação. Dando continuidade nas atividades os servidores foram divididos em grupos e realizaram estratificação de famílias fictícias para melhorar o entendimento e fixação acerca da utilização do instrumento. No encontro foi estabelecido a meta de estratificar 35% das famílias do município e a partir daí iniciou-se o trabalho de customização do instrumento para ser aplicado na rotina das ACS´s.

A escala foi agrupada em uma tabela no google documentos de modo que coubesse 5 famílias por páginas com espaço específico para registrar o responsável pela família, a pontuação de cada sentinela de risco, o total de ponto, a classificação de risco de acordo com o escore, o agente comunitário que efetuou, a microárea e sua equipe. Após, foram distribuídos entres os ACS´s para que o trabalho fosse iniciado. A meta foi alcançada e no final de dezembro tínhamos 38% das famílias do município estratificadas.

Para consolidação e análise estamos utilizado uma tabela no planilhas do google que dispõe a quantidade de famílias existentes, a quantidade de não possui sentinela de risco (abaixo de 5 pontos) a qual nomeamos R0, a quantidade classificada em R1, R2 e R3, o total estratificado e o número de famílias pendentes por microáreas. Cada UBS detém da sua tabela em uma pasta especifica para o PlanificaSUS no drive da secretaria de Saúde, possuímos também dentro desse drive uma listagem das famílias de risco 2 e 3 para acompanhamento. Como consequência dessa etapa da planificação conseguimos compreender melhor a nossa população, aumentando o vínculo e ofertado serviço conforme a gestão de base populacional.

#Alinhamento Pré-Tutoria #APS #Comunidade de Práticas #Construção Social da APS #Diagnóstico Situacional #e-Planifica #Estratificação de Risco da Condição Crônica #Gestão de Base Populacional #Oficina Tutorial #Territorialização
1
0
5
Visualizações

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Municipal

LAGOA DA CONFUSAO/TO

ILHA DO BANANAL

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.