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Importância do roteiro de atendimento no ciclo de atenção continua da criança: relato de experiência

TIMON/MA - CAEMI

Sou Erica Pravato, Enfermeira do ciclo de atenção continua da criança no Centro de Atenção Especializada Materno Infantil – CAEMI no município de Timon/MA. Iniciei minha jornada no CAEMI em agosto deste ano, mas antes de iniciar uma nova metodologia de trabalho estive na APS como tutora de uma Unidade Básica de Saúde do mesmo município por 02 anos, nesta UBS os processos da Planificação já estavam bem avançados.
Na Atenção Ambulatorial especializada – AAE seguimos o modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA), onde as metodologias se diferem do que já estamos habituados no centro de especialidades médicas convencionais.

Após muito estudo e vivência, cada dia estou mais apaixonada pela AAE e pelo modelo de atendimento que seguimos por meio da planificação em nosso munícipio.
Os atendimentos acontecem em forma de circuito na qual somos uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, onde a pessoa usuária vem através do cuidado compartilhado pela APS segundo a Nota Técnica da Saúde da Criança por meio da estratificação de risco.
Vale ressaltar que dentro do ambulatório temos outras funções essenciais além da assistencial como: educacional, supervisional e pesquisa;
O roteiro de atendimento é uma ferramenta que nos norteia durante o circuito, visando: qualificar o atendimento, organizar e direcionar a avaliação e raciocínio clínico, redução dos riscos, segurança do paciente, melhor gestão de tempo, evitar retrabalho/redundâncias desnecessárias, diminuir falhas de comunicação entre os profissionais, entre outros direcionamentos.

Na IV Oficina Tutoria, foi proposto dentro do plano, apresentação do roteiro de atendimento, a partir disso foi identificado oportunidade de melhorias para reformular o mesmo, seguindo a Diretrizes para Elaboração e Validação dos Roteiros de Atendimentos na Atenção Ambulatorial Especializada.

Diante disso, obtive uma visão ampla da importância de qualificar/validar o roteiro com os demais profissionais do CAEMI, com o intuito final de sempre aperfeiçoar o que já está sendo realizado, tornando o atendimento cada vez mais de excelência para pessoa usuária e aprimoramento profissional.

#AAE #Planificação
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Usuário e-Planificahá 1 mês

Parabéns Érica, pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo relato de experiência compartilhado.

É gratificante ver como a aplicação prática dos conceitos e processos resulta em um atendimento de qualidade.

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Usuário e-Planificahá 1 mês

O roteiro de atendimento é crucial para o bom desenvolvimento do processo de trabalho! Parabéns!!!

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Usuário e-Planificahá 1 mês

Parabéns!

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Usuário e-Planificahá 1 mês

Excelente! É notória a sua dedicação, sempre em busca de melhorias para a pessoa usuária e os demais profissionais.

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Usuário e-Planifica

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