Comunidade de Práticas

Total de acessos: 4.964
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

A AAE na Execução das Funções Assistencial, Educacional, Supervisional e de Pesquisa

Irati/PR - PASA/ CIS AMCESPAR

O Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (PASA) da 4ª Região de Saúde do Estado do Paraná está organizado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), e iniciou suas atividades em 2012, atendendo demandas das linhas de cuidado materno e infantil, hipertenso e diabético em 2016 e das linhas de saúde mental e idoso em 2017.
O ambulatório desempenhava somente a função assistencial ao usuário e estava em processo de compreender o compartilhamento do cuidado entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).
Com a planificação o ambulatório passou a desempenhar efetivamente as funções supervisional (direta e indireta), educacional e de pesquisa.
Utilizando-se de ferramentas tecnológicas de comunicação, como aplicativos de mensagens de texto e voz, videochamadas, e-mails e chamadas telefônicas, além dos instrumentos de estratificação de risco, registros em prontuários eletrônico e físico, bem como de planilhas de dados foram sendo colocadas em prática e de maneira efetiva todas as funções da AAE (Atenção Ambulatorial Especializada).
E através da realização de encontros presenciais entres os pontos das redes de atenção conforme cronograma pré estabelecido, no intuito de atender as demandas e melhorar os processos de trabalho, aumentando a comunicação entre a APS e a AAE.
Por meio da Planificação, o ambulatório PASA utilizando-se de várias ferramentas para organizar sua base de dados e otimizar seu processo de trabalho, obteve resultados positivos na implementação das funções educacional e supervisional com horários protegidos para os profissionais com cronograma previamente estabelecido; grupos de aplicativos de mensagens entre AAE e APS com cada município para facilitar a comunicação entre os profissionais e na função de pesquisa foi possível analisar os dados e desenvolver ações resolutivas auxiliando na organização dos processos de trabalhos de compartilhamento do cuidado.
Atualmente com o planificasus a equipe conta com ferramentas de apoio que trouxeram praticidade para desempenhar de maneira exitosa todas as funções preconizadas e acima de tudo estreitou laços de comunicação essenciais ao bom desempenho em todas as funções da APS e AAE.

#Boas Práticas
1
0
22
Visualizações

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade AAE

CISAMCESPAR

Irati/PR

4ª Regional de Saúde - Irati

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.