IRATI/PR - PASA / CIS Amcespar
O matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de
construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica (BRASIL, 2011).
Nessa perspectiva a equipe do Ambulatório PASA organizado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas deslocou-se até os
municípios da 4ª Região de Saúde do Paraná, para matriciamento in loco. Com o intuito de alinhar encaminhamentos e a
manutenção de alguns usuários, os quais foram estratificados como risco intermediário e alto risco a depender da linha de
cuidados. O Ambulatório PASA, oferece atendimento contínuo e integral aos usuários de Risco Intermediário e/ou Alto Risco dos 09 municípios da 4ª Região de Saúde do Paraná nas 6 linhas prioritárias do Estado (Hipertensão, Diabetes, Criança, Gestante,
Idoso e Saúde Mental). Foram realizadas rodas de conversa e busca de soluções para as demandas que surgiam. Também elaborados materiais que agilizam o processo de estratificação de risco, através de cheklist.
Como resultado, a partir do matriciamento in loco, houve uma melhora significativa no entendimento do programa MACC e suas diretrizes por parte das equipes da APS, aumentou a eficiência no compartilhamento do cuidado dos usuários, houve melhorias no acesso do usuário ao serviço e a eficácia na comunicação e interação entre a APS e AAE.
O maior desafio encontrado foi de manter as informações do matriciamento em virtude da rotatividade de equipes tanto da APS como da AAE. E tendo como aprendizado a certeza de que o matriciamento in loco possibilita uma aproximação efetiva entre as equipes da APS e AAE, um compartilhamento de ações e eficácia de resultados e metas beneficiando diretamente o usuário através da melhora significativa dos processos de trabalho.