UIRAMUTA/RR - Davi Cavalcante /José Julio
No dia 16 de setembro de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde de Uiramutã realizou uma oficina com as 4 equipes de saúde da família (ESF) e com 1 equipe de Atenção Primária (APS); com a finalidade de fazer com que todos os profissionais que pertencem a uma determinada área interagissem para que pudessem conhecer os colegas de trabalho que atuam nessa mesma área, bem como conhecer todo território. Foi solicitado que todos se juntassem para delimitar o território a que fazem parte, identificando as comunidades onde exercem suas funções, apontando as fronteiras, dificuldades de acesso, barreiras geográficas, dentre outros. Por fim, foi solicitado que todos apresentassem sua respectiva área, identificando o total de habitantes cadastrados, número de gestantes, hipertensos, diabéticos, acamados, crianças de 0 a 5, situação vacinal dos moradores etc.
Nessa oportunidade iniciamos o processo de territorialização e estratificação dos Subgrupos, bem como foi uma oportunidade de aproximar os ACS , pois muitos deles não conheciam os próprios colegas de trabalho, tão pouco não sabiam que determinada microárea fazia parte da mesma área a que estavam vinculados. Portanto, foi uma oportunidade ímpar de construção de novos laços para que todos possam a partir de hoje trabalhar de mãos dadas para atingir as metas do respectivo território.
Quanta riqueza essa integração da equipe da APS do município de Uiramutã. Práticas como esta reduz mortalidade materna e infantil na área indígena. Em 2023, cerca de 40% desses óbitos infantis foram indígenas. Avante e Parabéns!
0 curtidas