ITABAIANA/SE - Ambulatório Materno Infantil
A atividade consiste na comemoração à temática do Agosto Dourado, com o intuito de conscientizar a importância da prática do Aleitamento Materno, bem como incentivá-la, abordando os principais assuntos da temática.
A atividade foi realizada no Ambulatório de Atenção Especializada Materno Infantil, no turno da tarde no dia 19/08/2024, sendo o público-alvo, as gestantes de alto risco e nutrizes, que são acompanhadas pelo ambulatório.
Foi realizada uma palestra pelas estagiárias de nutrição sobre a alimentação saudável e a importância do aleitamento materno, com o objetivo de desmistificar alguns pontos sobre a alimentação das nutrizes e gestantes, incentivando a prática de hábitos alimentares saudáveis, através do consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Após a palestra, houve uma dinâmica de mitos e verdades com perguntas sobre a temática abordada.
Também houve uma roda de conversa, sobre as técnicas de amamentação, como capacitação às nutrizes e gestantes presentes no encontro, dirigida pela enfermeira obstetra da equipe multiprofissional.
A ação foi bastante efetiva, pois foram desmitificados crenças em relação a alimentação durante a amamentação, bem como esclarecido as técnicas corretas de aleitamento, tipos de leite, pega correta.
Espera-se que a troca de conhecimento realizado no encontro, possa surtir efeitos positivos na conscientização da prática de aleitamento materno, além de tornar a prática mais leve e sem tantos tabus e sofrimento.
A experiência foi gratificante. Amamentar é um ato de amor!
Parabéns à equipe pela realização dessa importante ação de conscientização durante o Agosto Dourado! A atividade promoveu não só o incentivo ao aleitamento materno, mas também a quebra de mitos que cercam a alimentação de gestantes e nutrizes, proporcionando mais segurança e conhecimento a essas mães. A troca de informações, aliada à capacitação técnica sobre amamentação, fortalece o cuidado humanizado e contribui significativamente para a saúde materno-infantil.
Que essa iniciativa continue a gerar impactos positivos e a tornar o aleitamento materno uma prática mais leve e sem tabus. Amamentar, de fato, é um ato de amor!
Parabens time!!!
Olá Valmir!
Esta atividade foi inserida dentro do cronograma do curso de gestantes. Visamos trazer o tema da amamentação para tirar dúvidas, apresentar as dificuldades e como pedir ajuda. As estagiárias de nutrição trouxeram a temática da alimentação principalmente durante amamentação/pós-parto. Existem ainda muitos mitos do que pode/não pode comer nesse período.