Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.233
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

A SEGURANÇA NA DISPENSAÇÃO DOS MEDICAMENTOS E A TRAJETÓRIA DOS FÁRMACOS NA COMUNIDADE

RIO NEGRO/PR - ESF ALZIRO ALVES

Projeto desenvolvido na Estratégia de Saúde da Família Alziro Alves, efetivado a cerca de 1 ano, desenvolvido após as dúvidas apresentadas pelos usuários em relação a compreensão da correta ingestão dos medicamentos, armazenamento, e descarte corretos.
Promover a segurança do usuário, conferindo condições de identificar o medicamento prescrito, o cuidado no armazenamento, descarte correto do mesmo. Oportunizando uma melhora na qualidade de vida da população atendida.
Realizada em três períodos a verificação de temperatura e umidade do Dispensário, seguindo a POP. Não há dispensação sem prescrição médica .Após a identificação segura do usuário( nome, data de nascimento e nome da mãe),verificado a prescrição, separado os medicamentos em embalagens plásticas, identificados legivelmente com a posologia indicada. Registro da dispensa na prescrição. Dispomos de um Delineamneto de Medicamentos que contenham em sua composição, glúten, lactose ou açúcar, para que a equipe tenha segurança na indicação do fármaco. A verificação dos componentes é realizada a cada requisição recebida pelo Dispensário , revisada a bula e alterado as identificações nas bins ,com legenda acessível para os profissionais. Solicitado ao usuário que traga a unidade, os medicamentos que estejam sem uso, ou vencidos para o Projeto Descarte Consciente( periodo de 27/05 a 26/03/24, recolheu o equivalente a 23,090kg de medicamentos inutilizados), contamos com o apoio das escolas e creche da comunidade para a divulgação destas ações.Também feita a devolutiva daqueles medicamentos que podem ser reutilizados a Farmácia Central,para a dispensação. Coleta dos blisteres para que com o Rotary Club, no projeto por troca em cadeiras de rodas.As bulas das caixas recolhidas estão sendo articuladas no desenvolvimento de um novo projeto, e as embalagens restantes dessa coleta,são entregues ao coletor de recicláveis da comunidade,para o reaproveitamento conveniente.
Após esta metodologia ser aplicada, percebemos uma melhora na dispensação dos medicamentos, bem como aqueles usuários que superutilizavam o sistema,com queixas recorrentes,foi verificado que estavam fazendo o uso errado do medicamento. Após as orientações, apresentaram melhora da pressão arterial e glicemia por exemplo. Em alguns casos de usuários com dificuldade de leitura, receber o medicamento dentro das embalagens ,facilitou o uso correto do medicamento. Por estarem registrados na prescrição o período de dispensa, o usuário retira a medicação no período indicado, assim existindo um consumo consciente por parte dos usuários. E permite que possamos manter suas consultas de acompanhamento dentro do periodo previsto. Contar com o apoio dos setores de educação do bairro, na divulgação de nossas atividades, perceber que existe o retorno dos medicamentos e blisteres inutilizados mostra o engajamento da comunidade nesta ação.

#Segurança do Paciente
1
0
5
Visualizações

Usuário e-Planifica

Tutor Unidade APS

ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA ALZIRO ALVES,

RIO NEGRO/PR

2ª RS METROPOLITANA

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.