Comunidade de Práticas

Total de acessos: 5.468
Início Busca avançada
Temas mais publicados: #APS #Boas Práticas #PlanificaSUS

12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS PR - Autocuidado Apoiado e Gestão do Cuidado

CURITIBA/PR - Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

O Autocuidado Apoiado (Etapa 7) e a Gestão do Cuidado (Etapa 4) foram os temas centrais do 12º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), de 12 a 14 de março de 2024, em Curitiba, que reuniu 90 técnicos das 22 Regionais de Saúde, que são tutores da metodologia e retornarão às suas regiões de saúde para replicar as Etapas para os 392 municípios paranaenses.

Ainda para o primeiro semestre de 2024 está prevista a formação teórica e prática dos 843 tutores da APS nos municípios e dos 36 tutores da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), sendo 387 tutores da APS formados sobre a temática do autocuidado apoiado (Etapa 7, unidades vitrine e laboratório) e 465 tutores da APS que participarão da formação sobre a gestão do cuidado (Etapa 4, unidades da expansão).

Durante todo o evento foram discutidas a relação do autocuidado apoiado com a prática dos profissionais de saúde da APS e AAE, além de relacionar com temas atuais como a imunização e segurança do paciente. Os responsáveis pelas Linhas de Cuidado Prioritárias para a Sesa/PR e municípios – que são as da Saúde da Pessoa Idosa, Materno Infantil, Saúde Mental e Doenças Crônicas (usuários com hipertensão arterial sistêmica ou diabetes mellitus) – também participaram do encontro.

O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, em 2019. Foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões, utilizando a força de trabalho da Sesa/PR. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Link do site da SESA/PR: https://www.saude.pr.gov.br/Noticia/PlanificaSUS-reforca-importancia-de-cuidados-cotidianos-para-preservacao-da-saude

#Gestão do Cuidado #APS #Ambulatório #Integração APS e AAE #PlanificaSUS #Tutoria #Secretaria Estadual de Saúde
0
0
8
Visualizações

Usuário e-Planifica

Referência Técnica Estadual

PR

SobreContatoPolítica de PrivacidadeFAQ
e-Planifica® - Todos os direitos reservados. Design por Elleven Criatividade e desenvolvido por Kidopi Soluções em Informática.