JUCURUTU/RN
FERRAMENTA PARA SUPERAÇÃO DO DESAFIO DE MONITORAR A ATENÇÃO INDIVIDUAL NAS ETAPAS DA GESTÃO DO CUIDADO NA PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Introdução/Contextualização
Considerando o registro das informações individuais dos usuários são realizadas pela equipe no Prontuário Eletrônico do Cidadão, que ainda não possui uma forma de registro compatível com algumas pautas da gestão do cuidado apresentado na planificação, como estratificação de risco família e/ou individual, planos de cuidados, compartilhamento com AAE.
Objetivo
Apresentar a Planilha Eletrônica para monitoramento da atenção individual aos usuários de acordo com os produtos das etapas da gestão do cuidado da planificação da atenção. Respondendo aos questionamentos do tipo, quantos e quais usuários já tiveram sua condição estratificada?
Metodologia
Elaborada planilha eletrônica, com acesso controlado, onde registram informações individuais e, se Obeso, Tabagista, HAS, DM, Data da última consulta, estratificação de risco realizada. usa insulina, quanto foi exame do pé, solicitação, avaliação e resultado da hemoglobina glicada, estratificação de risco da condição, risco familiar, plano de cuidado, autocuidado apoiado, Cuidado compartilhado com a AAE, atendimento odontológico e visita domiciliar do ACS.
Pontos Pontentes.
Elaborado Planilha Eletrônica para Etapa 2, Subpopulação HAS e DM:
Etapa 6 Monitoramento, revisitada todas as informações e reformulada a planilha;
Gráficos que facilitam a rotina de monitoramento e avaliação;
Cada ACS com acesso as informações de sua micro áreas, e Equipe com acesso completo;
Resultados/implicação prática
Com a planilha eletrônica, conseguimos consolidar dados e informações que não captamos de outra forma, quantos e quais usuários já tiveram sua condição estratificada? Quantos e quais usuários são HAS e DM e Obesos e Tabagistas? Quantos e quais precisam e/ou já tiveram um plano de cuidado elaborado, plano de autocuidado? Quantos e quais são de alto ou muito altorisco? Já compartilhados com a AAE? Quantos e quais vamos precisar está fazendo busca ativa para consulta odontológica anual? E sabendo dessas informações qualificamos melhor a atenção com garantia de agenda pra necessidades. As ACS’s conseguem melhor direcionar sua rotina a quem mais precisa e oportuniza a geração de gráficos para melhor visualização das áreas. Aplicável em todas as Equipes do município.
Conclusão/aprendizados
Aprendemos em especial na Etapa 6 que o monitoramento é essencial para o estabelecimento das rotinas e ações de cuidado focadas na melhoria continua. Que as microáreas possuem informações diferentes, as pessoas possuem necessidades diferentes. Que as informações são necessárias a todos da equipe. E imprescindível a expansão para todo o município.
Olá, Lidja. Parabéns pela iniciativa de padronizar a estratégia de monitoramento dos usuários na UL laboratório. Foi possível manter a prática? Quais aprendizados a equipe da UL consegue compartilhar após a adesão a essa estratégia? Já foi possível expandir a experiência a outras UBS do município?
0 curtidas